Título: Cassação de Demóstenes pode ser votada hoje
Autor:
Fonte: O Globo, 18/06/2012, O País, p. 5

BRASÍLIA . Está marcada para hoje a sessão que definirá o destino político do senador Demóstenes Torres (sem partido-GO). Se houver quórum - algo pouco esperado para uma segunda-feira no Congresso, ainda mais com a debandada dos senadores para a Rio+20 -, o Conselho de Ética do Senado votará à tarde o relatório de Humberto Costa (PT-PE), recomendando sua cassação por quebra de decoro parlamentar.

A defesa de Demóstenes nutre a esperança de não haver sessão. Há ainda possibilidade de algum membro do Conselho pedir vista do relatório, adiando a votação. Se a sessão ocorrer, a tendência é de que termine em pedido de cassação. Como o voto é aberto, haveria constrangimento em defender a impunidade de Demóstenes publicamente. Se aprovado pelo Conselho, o pedido de cassação será submetido à Comissão de Constituição e Justiça e, depois, ao plenário do Senado. Na última instância, a votação será secreta.

Semana passada, o advogado de Demóstenes pediu ao STF a anulação do processo do Conselho de Ética alegando que sua tramitação foi irregular, com prazos suprimidos. A ministra Cármen Lúcia negou. O advogado pediu a ela que reconsiderasse a decisão. A tendência é de que seja derrotado de novo. O quórum mínimo para haver votação hoje é de nove senadores, segundo o Regimento Interno da Casa.