Título: Aliança traz TV e desgaste
Autor: Roxo, Sérgio
Fonte: O Globo, 19/06/2012, O País, p. 3

Analistas: Haddad ganha exposição mas perde votos

SÃO PAULO. Com o malufismo em declínio em São Paulo e a rivalidade histórica com o PT, o apoio do deputado Paulo Maluf (PP) tende a agregar muito pouco em votos ao pré-candidato petista, Fernando Haddad. Essa é a opinião de analistas políticos ouvidos pelo GLOBO.

Para eles, o maior interesse do PT na parceria com o PP de Maluf é dar ao ex-ministro uma ampla exposição no horário eleitoral.

- Isso é o que está em jogo. O Haddad é uma figura pouco conhecida e a TV é fundamental. Nessa hora, a questão ideológica vale muito pouco - afirmou o professor do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), Carlos Alberto Melo.

Para ele, o fato do malufismo ser uma força política em declínio evidencia o real interesse do PT.

- Há 20 anos, a imagem dele dava muitos votos. Hoje já não é assim. Na última eleição que disputou, ele não chegou nem ao segundo turno. A maior parte do eleitorado mais conservador do Maluf foi sendo incorporada nos últimos anos pelo PSDB - avaliou Melo.

O cientista político da Fundação Escola da Sociologia e Política de São Paulo, Rui Tavares Maluf, chama a atenção para o desgaste que a aliança pode trazer a Haddad.

- Há uma rivalidade histórica entre malufistas e petistas e um movimento antimalufista muito forte na cidade. Veja o que aconteceu na eleição de 1988. Para evitar que o Maluf vencesse, o eleitorado do Serra votou na Erundina.