Título: Comissão da Verdade vai analisar depoimento de Dilma sobre torturas
Autor: Almeida, Amanda
Fonte: O Globo, 19/06/2012, O País, p. 4

Todas as vítimas ouvidas por conselho de Minas terão seus casos apreciados

BELO HORIZONTE. A Comissão da Verdade vai pedir acesso aos depoimentos de vítimas de tortura durante o regime militar ao Conselho dos Direitos Humanos de Minas (Conedh). Entre eles, está o relato da presidente Dilma Rousseff, que narrou seu sofrimento ao órgão em 2001, quando estava à frente da Secretaria estadual de Minas e Energia do Rio Grande do Sul. O conselho analisa mais de 700 casos da época.

Segundo a professora do Departamento de História da UFMG, Heloísa Starling, convidada a assessorar a Comissão da Verdade, um grupo de pesquisadores da universidade que já trabalha com o tema vai analisar os depoimentos colhidos pelo Conedh:

- As histórias contadas ao conselho certamente são ricas ao trabalho da Comissão.

O relato de Dilma, com detalhes de sessões de tortura às quais foi submetida em Juiz de Fora (MG), foi divulgado pelo jornal "Estado de Minas" no domingo. Nove anos antes de ser diplomada presidente, ela lembrou que foi colocada no pau de arara, tomou choques elétricos, apanhou de palmatória e recebeu socos.

O filósofo Robson Sávio, que atuava na coordenação da Comissão Estadual de Indenização às Vítimas de Tortura (Ceivt) do Conedh-MG e entrevistou Dilma na época, conta que o órgão foi ao Rio Grande do Sul para ouvir sete vítimas da ditadura, mas não esperava o depoimento da presidente, pois ela não havia confirmado presença.

- Acabou que o depoimento dela foi muito marcante por ter sido o único de uma mulher. Ficamos emocionados, inclusive ela, que chegou a chorar e a pedir um copo d"água. Uma hora, dissemos que o relato já estava suficiente e ela quis continuar a falar.