Título: Bacelar teria tentado direcionar obra do PAC
Autor: Pereira, Paulo Celso
Fonte: O Globo, 19/06/2012, O País, p. 9

De acordo com a irmã de parlamentar, Valdemar Costa Neto levou a melhor nessa disputa

BRASÍLIA . Chefe do esquema de negociação de emendas, João Carlos Bacelar (PR-BA) não restringia sua atuação ao parlamento. O deputado vinha tentando interferir em uma das principais obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a Ferrovia Oeste-Leste (Fiol). A ex-mulher do deputado, Isabela Suarez, revelou, em conversa gravada com a irmã dele, que havia uma tentativa de direcionar um trecho da obra para Bacelar. Ela afirma que o acerto só não foi adiante porque o deputado acabou preterido por outro político.

- João foi tirado, João não participa mais. Na época foi o maior bafafá, a gente tentou articular para ele voltar. Na época foi a maior confusão porque tinha um lote destinado a ele. Parece que (o deputado do PR-SP) Valdemar Costa Neto se juntou com uma empresa de Portugal e o tirou da jogada. Ele foi limpado do processo - disse Isabela.

A Ferrovia Oeste-Leste era uma das grandes preocupações do deputado. A Valec, estatal responsável pela construção da ferrovia , informou que o presidente da empresa foi procurado por Bacelar. Ele pretendia indicar um nome para ocupar a Superintendência de Construção da ferrovia, principal cargo da estatal no estado, mas o pedido teria sido recusado: "A presidência da Valec foi procurada, há algum tempo, pelo deputado Bacelar, que sugeriu a indicação de um outro nome para tal posição, não tendo este pleito sido atendido pela nova direção da empresa", afirmou a estatal em nota.

Segundo Isabela, o próprio presidente do partido de Bacelar, o PR, na Bahia, ex-governador César Borges, sustava indicações políticas do deputado:

- Ele (Borges) sabe que todo mundo que João indicava ia tomar dinheiro. Competia ao PR o Ministério dos Transportes. Esse ministério tem vários órgãos. Cesar Borges tolhia as indicações do João porque sabia que todo mundo que fosse indicado por João estava lá para poder armar - disse Isabela.

A Valec preferiu não comentar a acusação de direcionamento de licitação: "A atual diretoria da Valec tomou posse no final de outubro de 2011, muito depois do processo de seleção de construtoras da Fiol, que ocorreu no final de 2010, razão pela qual não seria possível opinar sobre o mesmo". Já o deputado Valdemar Costa Neto afirmou "que não representou e não representará interesses de empresas junto à administração pública". Procurado na última sexta-feira, Bacelar disse que não iria comentar o assunto.