Título: TSE aprova a criação do 30 partido político
Autor:
Fonte: O Globo, 21/06/2012, O País, p. 15

BRASÍLIA . O Brasil tem agora 30 partidos políticos registrados e aptos a disputar as eleições. A criação do PEN (Partido Ecológico Nacional), a 30 legenda, foi aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na noite de terça-feira, por seis votos a um. A sigla anuncia em seu site que tem como principal bandeira o desenvolvimento sustentável e a preservação do ambiente, além de compromissos com a ética e a transparência.

O PEN se soma aos outros seis partidos políticos que têm registro do TSE mas não contam com representantes no Congresso Nacional. O partido ecológico foi criado coincidentemente na semana da Rio+20, cinco anos após iniciado o processo, mas só poderá disputar as eleições de 2014, já que a legislação brasileira exige filiação partidária de pelo menos um ano para que seja concedido o registro de candidaturas. Ou seja, ficará de fora das eleições municipais deste ano.

O presidente do PEN é o empresário e político paulista Adilson Barroso, de 48 anos, que disputou mandato de deputado estadual em 2010, pelo PSL (Partido Social Liberal), tendo obtido apenas 5.862 votos. Ele é de Barrinha (SP), na região de Ribeirão Preto. Antes de se candidatar pelo PSL, Barroso foi filiado a dois outros partidos: Prona e PSC.