Título: Emendas: PSOL vai ao Conselho de Ética
Autor: Pereira, Paulo Celso
Fonte: O Globo, 21/06/2012, O País, p. 4

Partido quer que, além de Bacelar, deputado Medrado seja investigado

BRASÍLIA . O PSOL decidiu ontem fazer mais uma representação contra deputados envolvidos na negociação de emendas parlamentares da Câmara. O presidente do partido, Ivan Valente, e o líder na Casa, Chico Alencar, reuniram-se no Rio e definiram que vão entrar com um pedido no Conselho de Ética da Câmara para que se abra uma investigação contra os deputados Marcos Medrado (PDT-BA) e João Carlos Bacelar (PR-BA). Na segunda-feira, Medrado admitiu ter negociado emendas com Bacelar. Em troca, ele diz ter recebido apoio político de um prefeito que era ligado ao colega.

- A confissão da barganha de emenda com Bacelar pelo deputado Marcos Medrado e a necessidade de dar agilidade às investigações nos levou a decidir entrar diretamente no Conselho de Ética contra ambos. O instituto das emendas parlamentares, que já é questionável por abrir amplo curso ao clientelismo e à compra de votos, fica totalmente desmoralizado com a comercialização - explicou Alencar.

Na terça-feira, o partido já havia formalizado um pedido à Mesa Diretora para que a Corregedoria da Casa investigue a compra de emendas de Geraldo Simões (PT-BA) por Bacelar. A revelação sobre a negociação dos dois foi feita pela ex-mulher de Bacelar em gravação publicada domingo por O GLOBO. Ontem, o presidente do Conselho, José Carlos Araújo (PSD-BA), disse que agirá assim que a representação for entregue:

- Assim que receber o pedido, vou abrir um novo processo, pois os fatos não são concorrentes com os do que já existe - explicou Araújo, referindo-se ao processo em que o deputado responde por nepotismo cruzado.

Relator desse caso no Conselho, o deputado Guilherme Mussi (PSD-SP) entregaria seu voto nas próximas semanas, mas agora aguarda a definição se assumirá também as investigações sobre o comércio de emendas.

- Recebi a defesa dele na semana passada e estava trabalhando em cima disso. Fui surpreendido pelas denúncias e estou esperando para sentar com o presidente do Conselho semana que vem e saber como proceder. As denúncias são gravíssimas e devem ser apuradas com profundidade - afirmou.

Além dos dois pedidos de investigação na Câmara, o PSOL pretende entregar na próxima semana uma denúncia contra Bacelar no Ministério Público Federal.