Título: Lobão admite reajuste do preço do combustível
Autor: Ordoñez, Ramona
Fonte: O Globo, 20/06/2012, Economia, p. 27

Declaração do ministro fez as ações da Petrobras subirem 4,82%, na segunda maior alta da Bolsa de São Paulo

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, admitiu ontem que o governo voltou a analisar o reajuste de preços da gasolina. Na semana passada, o ministro havia garantido que não haveria correções de preços este ano, devido à estabilidade das cotações internacionais do petróleo. Dois dias depois, no entanto, Lobão foi contestado pela presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, que destacou que futuros reajustes serão necessários para a companhia conseguir executar seu plano de investimento de US$ 236,5 bilhões no período entre 2012 e 2016.

A declaração do ministro fez as ações da Petrobras subirem forte na Bovespa. Os papéis ON (com direito a voto) subiram 4,82%, na segunda maior alta da Bolsa. As ações preferenciais tiveram valorizaram de 3,96%.

Eletrobras estuda parceria com chinesa em Belo Monte

Segundo o ministro, o assunto está constantemente sendo examinado pelo governo, uma vez que há nove anos a alta dos custos do petróleo não são repassados ao consumidor. Mas Lobão acrescentou que, na análise, o governo também leva em conta os atuais dados de inflação.

- Temos preocupação com a Petrobras, sim. Mas é preciso entender que os preços não sobem na bomba de gasolina há mais de nove anos - disse Lobão, após participar do evento "Energias renováveis para o desenvolvimento sustentável", no Forte de Copacabana, no âmbito da Rio+20. - O aumento que ocorreu recentemente (novembro 2011) foi absorvido pela Cide (imposto cobrado sobre a gasolina) e não foi repassado ao consumidor. É um assunto que vem sendo examinado com cuidado, com toda a prudência, porque não desejamos complicar o problema da inflação.

Lobão se enganou em relação aos reajustes de preços da gasolina e do diesel, que foram elevados nas refinarias e nas bombas em maio de 2008. Após uma redução nos preços em junho de 2009, os preços da gasolina foram reajustados em novembro do ano passado, mas o governo reduziu a sua arrecadação na Cide, para não haver correção nos preços nas bombas para os consumidores.

O ministro disse que o atual gerente-executivo da área internacional da Petrobras, José Carlos Vilar Amigo, deve assumir a diretoria ocupada por Jorge Zelada:

- Ele já está exercendo a função interinamente (Zelada está de férias). Pode vir a ser o novo diretor.

Já o presidente da Eletrobras, José da Costa Carvalho Neto, disse ontem que a companhia analisa parcerias com a chinesa State Grid para disputar o leilão das linhas de transmissão de energia da usina de Belo Monte, em construção no Rio Xingu, no Pará. A parceria com os chineses poderá se estender a projetos no exterior. As duas companhias já assinaram memorando de entendimento.