Título: Tombini: PIB ao ritmo de 4% no fim do ano
Autor: Barbosa, Flávia
Fonte: O Globo, 20/06/2012, Economia, p. 23

SÃO PAULO. O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, disse ontem que, como resultado das medidas anunciadas pelo governo, o Brasil deverá crescer a um ritmo de 4% no quarto trimestre e acima de 4,5% nos primeiro seis meses de 2013. E esse crescimento será realizado em um cenário sem inflação. Na avaliação de Tombini, a inflação converge para a meta e as expectativas de "inflação implícitas" apontam para uma taxa entre 4,2% e 4,3% neste ano, abaixo do centro da meta, de 4,5%.

- No caso do Focus (boletim semanal do BC com projeções das instituições) também tem-se observado deslocamento na mesma direção - disse Tombini, em evento da "IstoÉ Dinheiro", que reuniu os últimos presidentes do BC, Pérsio Arida, Gustavo Franco, Armínio Fraga e Henrique Meirelles.

Os antecessores não compartilharam do otimismo. Fraga, por exemplo, projetou alta de 2% no PIB neste ano e condicionou o crescimento à melhora da crise global. Para Arida, o desafio é a conquista da confiança dos investidores estrangeiros. (Lino Rodrigues e Roberta Scrivano)