Título: Frente pró-gestão pública é saudada como novo passo para transparência
Autor: Brígido, Carolina; Souza, André de
Fonte: O Globo, 20/06/2012, O País, p. 4

Oficializado ontem no Congresso, grupo quer ajudar Brasil a ser competitivo

BRASÍLIA. O lançamento oficial, ontem no Congresso, da Frente Parlamentar Mista do Fortalecimento da Gestão Pública contou com a presença e o apoio de autoridades do Executivo e do Judiciário. Nos discursos, foi dada ênfase à necessidade de transparência e maior eficiência no uso dos recursos públicos, tidos como fundamentais para que o Brasil seja um país competitivo.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ayres Britto, saudou a criação da frente:

- Importante essa postura propositiva, esse cuidado com a coisa pública, afunilando para a eficiência. Temos que cumprir o dever de fazer do servidor público o servidor do público.

O ministro-chefe da Controladoria Geral da União (CGU), Jorge Hage, afirmou que o governo vem tomando medidas de boa gestão, e que o Portal da Transparência foi importante nesse sentido. Hage elogiou a aprovação, pelo Congresso, da Lei de Acesso à Informação e fez um apelo para que seja votado o projeto que responsabiliza, inclusive patrimonialmente, a empresa e o empresário corruptor.

- Gestão eficiente é gestão proba. A transparência não é apenas a melhor vacina contra a corrupção, mas requisito para melhor eficiência na gestão pública - disse Hage.

O presidente do Tribunal de Contas da União, Benjamin Zymler, aproveitou para defender a aprovação da Lei de Normas Financeiras e Orçamentárias, com regras fixas - e não variáveis a cada Lei de Diretrizes Orçamentárias - para que TCU e CGU possam analisar a legalidade de ações dos gestores públicos.

O presidente da frente, deputado Luiz Pitiman (PMDB-DF), disse que um dos desafios do país é mudar a percepção de que se paga muito imposto e pouco se tem de retorno:

- Vou citar Benjamin Franklin, que dizia que a morte e os impostos são inevitáveis. Se a morte é ruim, os impostos, se bem aplicados, podem ser uma boa coisa.