Título: É uma caixa-preta há muito tempo
Autor: Herdy, Thiago; Uribe, Gustavo
Fonte: O Globo, 24/06/2012, O País, p. 12

Especialistas criticam transparência do Judiciário

SÃO PAULO . O Poder Judiciário ainda tem muito a avançar em transparência pública, avaliam especialistas em acesso à informação ouvidos pelo GLOBO. Para Fabiano Angélico, pesquisador da Fundação Getúlio Vargas (FVG), o Judiciário está atrasado em relação ao Executivo, que já decidiu divulgar os nomes e remunerações recebidas pelos funcionários públicos.

-Falta transparência em muitos sentidos. O Judiciário não tem ainda nem mesmo a regulamentação interna sobre como aplicar a Lei de Acesso. É uma caixa-preta já há muito tempo - disse o especialista, que constata dificuldades de acesso não apenas a detalhes de salários, mas a dados de processos e até mesmo decisões judiciais.

Diretor-executivo da Transparência Brasil, Cláudio Abramo ressalta que o Poder Judiciário não pode ser imune à prestação de informações de domínio público e também destaca a urgência de regulamentação interna:

- O Judiciário precisa prestar informações que são de domínio público como qualquer órgão público. E isso tem de ser regulamentado pelo CNJ. É a única forma de pressionar os tribunais.