Título: Conselho vota hoje cassação de Demóstenes
Autor: Leali, Francisco; Éboli, Evandro
Fonte: O Globo, 25/06/2012, O País, p. 9

Senador não participará da sessão; defesa diz que provas são ilegais

BRASÍLIA. Sem a presença de Demóstenes Torres (sem partido-GO) na sessão, o Conselho de Ética do Senado vota hoje o relatório que recomendará a cassação do mandato do senador goiano. O voto é aberto e o texto deve ser aprovado por unanimidade, mas pode haver ausências entre os 15 conselheiros. Demóstenes está sendo processado por quebra de decoro parlamentar, acusado de pôr o mandato a serviço do bicheiro Carlos Cachoeira, preso em fevereiro e acusado de chefiar uma quadrilha de jogo ilegal. Se aprovado no conselho, o processo será submetido à Comissão de Constituição e Justiça do Senado, antes de ir a plenário.

- O senador não irá ao conselho. Já falou, já fez o papel dele. O momento é o da defesa técnica. - afirmou o advogado de Demóstenes, Antonio Carlos de Almeida de Castro, o Kakai.

Relator do processo no conselho, o senador Humberto Costa (PT-PE) vai focar o voto em três pilares: o discurso de Demóstenes no Senado em que garantiu que seu relacionamento com Cachoeira era apenas de amizade; os presentes que recebeu do bicheiro, como a cozinha importada e o rádio Nextel; e o depoimento do senador ao conselho, em maio, reconhecendo conversas gravadas como verídicas.

O advogado de defesa vai enfatizar problemas processuais e o uso de provas ilegais.

- Isso é grave. Meus argumentos são 100% diferentes dos de Márcio (Thomaz Bastos, advogado do Carlos Cachoeira) e aceitos pela Justiça. É ético cassar um senador baseado em provas ilegais? - disse Kakai.

Costa diz que o conselho avaliará a quebra ou não do decoro:

- As questões processuais têm relevância para o processo judicial, mas no Conselho de Ética o julgamento é político.