Título: UFRJ e UFF terão novos alojamentos; critério de ocupação será a renda
Autor:
Fonte: O Globo, 25/06/2012, O País, p. 4

Federal do Rio também aprovou construção de bandejão na Praia Vermelha

Os números que mostram a pequena porcentagem de estudantes beneficiados por políticas de assistência devem mudar para melhor no Rio. As universidades públicas fluminenses preveem o aumento dos investimentos voltados aos alunos. Tanto a Universidade Federal Fluminense (UFF) quanto a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) estão construindo novas instalações para moradia estudantil.

A UFF terá, em breve, seu primeiro alojamento. De acordo com o pró-reitor de assuntos estudantis, Sérgio Mendonça, a obra já está na parte final, mas ainda serão feitos um muro, o cabeamento de informática e outros trabalhos de acabamento. Mendonça diz que o prédio estará pronto para receber alunos a partir do ano que vem. Serão oferecidas 348 vagas, o que é pouco para uma universidade de cerca de 30 mil alunos.

O pró-reitor diz que os apartamentos serão grandes, organizados em módulos. Cada módulo terá alguns quartos. Haverá também grandes áreas comuns, além de sala de informática, lavanderia, cozinha, salas de estudo e sala multimídia. Ele afirma que o projeto foi pensado para incentivar a convivência entre os alunos.

- Vamos inaugurar este primeiro edifício e, depois, avaliar se uma expansão será necessária. O critério de ocupação será simplesmente socioeconômico. Não haverá nenhuma diferença entre cotistas e não cotistas. Além disso, será oferecido também um auxílio-moradia de R$ 250 para quem não conseguir um lugar no alojamento. Atualmente, 3,3 mil estudantes da UFF já recebem algum tipo de benefício.

A faculdade planeja inaugurar um serviço de ônibus para interligar os seus campi em Niterói, mas Mendonça explica que o projeto sofreu atraso devido à atual greve das universidades federais, que afeta 54 instituições. Ele garante, porém, que os veículos já foram comprados e os motoristas, contratados e treinados. Só o que falta, segundo o pró-reitor, é a prefeitura de Niterói instalar placas de sinalização dos pontos de parada. A expectativa é que o serviço entre em funcionamento quando as aulas forem retomadas.

Na UFRJ, os alunos que entraram pelo sistema de ações afirmativas, criado em 2010, recebem ajuda de custo mensal, no primeiro ano, de R$ 360, mais auxílio para transporte. A partir do segundo ano, a bolsa pode ser renovada, desde que sejam apresentados documentos comprobatórios da situação da renda familiar. Mas a ajuda com transporte deixa de existir.

O superintendente-geral de políticas estudantis da universidade, Antônio José Barbosa de Oliveira, diz que o atual alojamento, com 500 vagas, será reformado. Um novo prédio será construído, o que vai dobrar o número de vagas oferecidas. O critério de ocupação continuará sendo socioeconômico.

Barbosa também informou que a construção de um restaurante universitário no campus da Praia Vermelha foi aprovada pelo Conselho Universitário. O projeto está em fase de elaboração. Este será o quarto bandejão da UFRJ (a Ilha do Fundão já conta com três refeitórios).

- No primeiro ano, os alunos provenientes de ações afirmativas recebem bolsa automaticamente. Depois, entram em um edital para ganhar a bolsa-permanência. Pretendemos aumentar o número de benefícios concedidos nos próximos anos, assim como o valor da bolsa, por meio do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), do Ministério da Educação ( Leonardo Cazes ).