Título: Dilma elogia resultado do encontro
Autor: Carneiro, Lucianne
Fonte: O Globo, 26/06/2012, Economia, p. 23
Em reunião com ministros, presidente destaca mudança cultural sobre tema
DILMA ROUSSEFF no encerramento da Rio+20: avanços da conferência serão reconhecidos no futuro
Ueslei Marcelino
BRASÍLIA. Em reunião ontem com oito ministros, a presidente Dilma Rousseff fez uma avaliação positiva da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.
Segundo o ministro da Secretaria Geral, Gilberto Carvalho, que participou da reunião de avaliação, a presidente está "muito satisfeita" com o resultado da conferência. Ele disse que, apesar das críticas, o documento final da Rio+20 tem avanços que serão reconhecidos no futuro.
- Além da qualidade do documento, daquilo que aponta como mudança de cultura e à questão dos objetivos do desenvolvimento sustentável, a Rio+20 vai ter de ser julgada pelo conjunto da energia, das mobilizações, dos debates. Seria muito pobre reduzir a Rio+20 apenas àquilo que é o documento final, que a meu juízo, já avança, mas o número de debates, manifestações, propostas, acordos, inclusive contratos econômicos, é para o Brasil sem dúvida uma enorme vitória que aos poucos vai ser reconhecida - disse Carvalho.
Presidente considerou encontro festa democrática
A presidente, segundo o ministro, destacou a coesão do governo no evento e o clima democrático.
- Naturalmente com alguma falha aqui ou lá, mas no geral foi uma festa democrática. O Brasil deu uma demonstração (de democracia), ao contrário de outras conferências, onde você vê pneu incendiado, violência. Nessa aqui o militar não precisou tocar numa única pessoa, porque o governo foi para o diálogo, abriu as portas e organizou essa mobilização.
Além de Gilberto, participaram da reunião os ministros Izabella Teixeira (Meio Ambiente), Ideli Salvatti (Relações Institucionais), Gleisi Hoffmann (Casa Civil), Antônio Patriota (Relações Exteriores), Celso Amorim (Defesa), Helena Chagas (Comunicação Social) e Tereza Campello (Desenvolvimento Social).
- A presidenta está muito satisfeita, orgulhosa, de termos realizado a Rio+20, que foi considerada pela própria ONU o maior evento até hoje em termos de convenções, grandes encontros e o maior evento com participação da sociedade civil. O que vimos é primeiro o reconhecimento de todos os países à logística. A presidenta fez questão de fazer um reconhecimento ao governador do Rio, Sergio Cabral, ao prefeito, Eduardo Paes, às Forças Armadas, que garantiram a segurança de maneira extraordinária, e aos nossos negociadores do Itamaraty - destacou Carvalho.
O ministro destacou ainda a importância do consenso na reunião em torno do documento final, um consenso que foi muito criticado pelos ambientalistas por ser um consenso em torno de intenções vagas e pouco ambiciosas.
Ministro: simples existência do documento é vitória
A lógica do secretário é que um impasse seria pior:
- É uma vitória ter um documento, é importante que todos saibam que um documento da ONU é de costura muito difícil, basta um país dos 192 presentes se negar a assinar e não haveria documento. Há que se valorizar muito esse trabalho da diplomacia.