Título: Sarney clima está ruim para Demóstenes
Autor: Krakovics, Fernanda
Fonte: O Globo, 06/07/2012, O País, p. 11

BRASÍLIA . O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), disse acreditar em presença maciça de senadores, na próxima quarta-feira, para a votação no plenário da Casa do pedido de cassação do senador Demóstenes Torres (sem partido-GO), por quebra de decoro parlamentar. Sarney afirmou ontem, pouco antes de Demóstenes fazer mais um discurso para um plenário vazio, que o clima no Senado é "desfavorável" ao senador. Demóstenes, por sua vez, apelou para que Carlos Cachoeira vá à CPI em sua defesa e, numa ameaça velada, sugeriu que o bicheiro entregue aqueles a quem beneficiou:

- O clima dentro da Casa é bem desfavorável ao senador Demóstenes - disse o presidente do Senado. - É uma sessão que vai ter comparecimento quase completo.

Para Demóstenes perder o mandato, é preciso que haja 41 votos, de um total de 81 senadores, favoráveis à cassação. Ele é acusado de pôr o mandato a serviço do bicheiro. Sua cassação foi aprovada, em votação aberta e por unanimidade, pelo Conselho de Ética e pela Comissão de Constituição e Justiça.

No seu discurso de ontem, Demóstenes sugeriu que Cachoeira, a quem se referiu como "amigo enrolado", deponha na CPI:

- O tamanho exato do meu envolvimento com Carlinhos Cachoeira é o que delineei desde o começo: era amizade, não negócios; eram conversas, não conchavos. (...) Então, está passando da hora de ouvir Carlinhos Cachoeira, não nas escutas gravadas, mas ao vivo. Seria produtivo para a apuração que ele falasse a sua versão dos fatos, seja em delação premiada, que seria a melhor forma, para entregar a quem ele beneficiou, ou em depoimento à Justiça ou à CPI.