Título: Liberação de 'Gota d'água' foi erro, diz relato
Autor: Éboli, Evandro
Fonte: O Globo, 06/07/2012, O País, p. 14

BRASÍLIA. Em 1 de junho de 1972, Chico Buarque é citado como "autor de canções de protesto contra a revolução de 1964 e hostil ao governo federal." Em 1975, num relato sobre a peça "Gota d"água", os arapongas afirmam ter sido um erro liberá-la: "Esta apresentação da peça, a qual foi liberada pela censura, o que (sic) demonstra deficiência do órgão." Outro relato considera que há uma "verdadeira tentativa de promoção e endeusamento" de Chico, "expressão legítima da esquerda festiva".

O histórico show com Caetano Veloso, em 1972, também foi alvo dos militares, que assistiram e concluíram: "Cenas que feriam a moral das famílias". Eles classificaram Caetano Veloso como "homossexual, pintado de batom e com trejeitos afeminados".

Os militares observaram ainda que foi interpretada a música "Ana" ("Ana de Amsterdã"), de Chico, "na qual existem termos imorais (sacana)". Acharam que Chico teve "postura masculina normal", mas acrescentaram que cantou "Apesar de você" de "modo gritante".

Num outro show, com o grupo MPB-4, na PUC do Rio, em junho de 1973, os agentes registram que houve várias piadas e chacotas por parte dos artistas e que a música "Cálice", censurada, foi cantada.

Nos documentos da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), órgão dos anos 90 que substituiu o SNI,constam a aproximação de Chico ao MST e sua participação em campanhas sindicais para Lula.