Título: Prefeito de Palmas depõe hoje na CPI do Cachoeira
Autor: de Gois, Chico
Fonte: O Globo, 10/07/2012, O País, p. 3

BRASÍLIA. A CPI do Cachoeira ouve hoje o prefeito de Palmas, Raul Filho, do PT, gravado pelo próprio bicheiro tratando de suposta doação de campanha, em 2004. Será a última atividade da comissão antes do recesso parlamentar, que começa na semana que vem. Apesar de ter aprovado várias convocações na semana passada, entre elas a do ex-dono da construtora Delta, Fernando Cavendish, somente em agosto serão agendados esses depoimentos.

Raul Filho foi convocado a depor porque aparece em um vídeo gravado por Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, em 2004, no qual acerta com o contraventor doação para sua campanha à prefeitura. Ao mesmo tempo, diz ao bicheiro que o PT tem um projeto de poder para Palmas e sugere a Cachoeira que escolhesse a área em que pretendia atuar: transporte, limpeza urbana ou empresa de águas.

Uma vez eleito, Raul Filho firmou seis contratos com a construtora Delta para recolher o lixo na cidade. O valor total dos contratos chega a R$ 119 milhões - quatro foram assinados sem licitação pública. O Ministério Público denunciou que os preços apresentados pela construtora eram inexequíveis e que a fiscalização não tinha sido feita com exatidão.

A Polícia Federal já constatou que o ex-tesoureiro da Delta Rodrigo Dall Agnol mandou depositar R$ 120 mil na conta de uma assessora da primeira-dama de Palmas, a deputada estadual Solange Duailibe.

Raul Filho já manifestou interesse em depor. Na semana passada, depois que o "Fantástico" divulgou o vídeo, ele admitiu que recebeu recursos para a campanha de Cachoeira, mas negou que tenha favorecido a Delta.

Uma coisa, porém, já está certa: diferentemente das outras vezes em que os convocados se limitavam a dizer que iriam se utilizar do direito constitucional de permanecerem calados e, em seguida, eram dispensados, as próximas testemunhas, mesmo que recorram a esse direito, terão de ouvir as perguntas formuladas pelos parlamentares.