Título: Exército entrega controle do Alemão à PM
Autor: Barros, Rafaella
Fonte: O Globo, 10/07/2012, Rio, p. 14

Após 19 meses de ocupação, o Exército entregou ontem à PM o controle do Complexo do Alemão, onde já estão em operação seis Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). Com a inauguração das UPPs da Vila Cruzeiro e do Parque Proletário até o fim deste mês, serão oito unidades na região, com 2.150 policiais. Na cerimônia, o governador Sérgio Cabral disse que a Rocinha, ocupada desde novembro de 2011, deverá receber uma UPP ainda este mês ou em agosto. Ele afirmou ainda que as favelas de Manguinhos e do Jacarezinho também estão no cronograma de pacificação, mas não estabeleceu prazos.

A cerimônia de troca de comando ocorreu na base operacional da Força de Pacificação, na Avenida Itaoca, em Ramos, que passou a ser a sede da Coordenadoria de Polícia Pacificadora. Além de Cabral, estiveram presentes o ministro da Defesa, Celso Amorim, o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, o comandante-geral da PM, Erir Ribeiro, e o chefe da Coordenaria de Polícia Pacificadora, coronel Rogério Seabra.

- Hoje a população vive dias melhores do que há alguns anos - disse Beltrame, em discurso durante a cerimônia. - A polícia ocupou a área que era o que chamo de agência reguladora do crime. Esse trabalho nos deixa uma responsabilidade muito maior. A formação desses policiais hoje busca qualificá-los para a prestação de serviços.

O comandante militar do Leste, general Adriano Pereira Júnior, afirmou que o Exército deixa a área pacificada com a certeza da missão cumprida.

- A Força de Pacificação garantiu, durante os 19 meses de ocupação, a defesa dos direitos para o exercício pleno da cidadania - disse o general.

Como informou ontem Ancelmo Gois em sua coluna no GLOBO, nos 19 meses de ocupação do Complexo do Alemão, o Exército mobilizou 8.764 homens, fez 111.631 patrulhas, montou 4.172 pontos de bloqueio, cumpriu 900 horas de voo em 32 aeronaves e prendeu ou deteve 733 suspeitos. Durante o período, foram apreendidos 302 carros, 197 motos, 42 armas, 2.015 projéteis, 215 quilos de drogas e 131 máquinas caça-níqueis.

O ministro Celso Amorim elogiou o Exército por ter conseguido cumprir um dever que foge às suas atribuições normais, que são a defesa do território nacional de ameças externas.

Ontem também foram inaugurados os dois primeiros edifícios-sede de UPPs no Complexo do Alemão - na Fazendinha e na Favela Nova Brasília. Antes, essas unidades funcionavam em contêineres. Além de serviços ligados às atividades policiais, elas receberão projetos sociais, como cursos profissionalizantes. Os dois edifícios custaram, no total, R$ 2,8 milhões, pagos pela holding EBX por meio de uma parceria com o governo do estado. A empresa de Eike Batista também bancou o mobiliário das duas unidades.

As primeiras UPPs da região começaram a ser instaladas em 18 de abril. Além das unidades da Fazendinha e da Nova Brasília, foram inauguradas as do Adeus/Baiana, do Alemão/Pedra do Sapo, da Chatuba e da Fé/Sereno.

Tenente acusado de furto será julgado esta semana

Ontem também, o general Adriano Pereira Júnior afirmou que o oficial acusado de furtar dois aparelhos de ar-condicionado e uma chopeira de uma casa da Fazendinha, em janeiro de 2011, será julgado pelo Superior Tribunal Militar esta semana. O acusado é o primeiro-tenente Luiz Octavio de Goes Freitas.

- Já houve inquérito, e ele será punido se a Justiça assim decidir - disse o general.