Título: David Trueba em debate sobre cinema e literatura
Autor: Cazes, Leonardo
Fonte: O Globo, 07/07/2012, Rio, p. 27

PARATY. Todo filme baseado em um romance sofre com comparações e questionamentos sobre a fidelidade à história original. Mas para o cineasta e escritor espanhol David Trueba, responsável pela adaptação do romance "Soldados de Salamina", de Javier Cercas, este não é um dilema. Tanto que ele mudou o próprio sexo do protagonista na versão cinematográfica. Trueba, irmão do consagrado diretor Fernando Trueba, estará no debate "Da página para a tela", sobre as relações entre cinema e literatura, junto com o próprio Cercas e o editor Malcolm Barral, hoje, às 17h, na Casa da Cultura. A mediação será do jornalista do GLOBO Guilherme Freitas.

Trueba defende que o diretor deve ser fiel à alma da obra. Ele cita como exemplos malsucedidos adaptações de clássicos de Gabriel García Márquez, Mario Vargas Llosa e até Miguel de Cervantes, por ficarem presos demais aos originais. Na sua opinião, é importante que o filme tenha vida própria, de forma que o espectador possa usufruir tudo o que a história oferece sem precisar recorrer ao livro. Trueba reconhece, entretanto, que este movimento não é simples, ainda mais quando se gosta do romance.

- Se as sensações do romance são sustentadas por recursos literários, é impossível levá-las para a tela. O que você deve fazer é chegar a essas sensações por outros caminhos. No fundo, é quase como transportar uma ideia, por meio de uma metáfora, a outra forma. Isso é difícil, ainda mais quando você gosta do romance. Essa ideia de fidelidade ao original me parece errônea. A fidelidade precisa ser à alma da história, não à sua forma - afirma Trueba.