Título: Canções para celebrar a princesinha do Rio
Autor: Barros, Rafalla
Fonte: O Globo, 08/07/2012, Rio, p. 21

A "princesinha do mar" teve festa de gala na noite da última sexta-feira. Um dos mais famosos cartões-postais da cidade, a Praia de Copacabana foi palco de uma grande festa pelos 120 anos do bairro, com show reunindo grandes nomes da bossa nova e do samba. A celebração, que emocionou o público, foi uma realização da prefeitura, com promoção do GLOBO, da Globo Rio, do Sistema Globo de Rádio e produção da empresa SRCOM. Segundo a Riotur, 45 mil pessoas assistiram ao espetáculo.

Para o show, um palco em aclive, de 700 metros quadrados, projetado pelo cenógrafo Abel Gomes, foi montado na areia em frente ao hotel Copacabana Palace. O espetáculo musical começou ao som de "Minha namorada" e "Primavera", clássicos da bossa nova interpretados por Carlos Lyra. Pouco antes, o ator Otaviano Costa tinha aberto a noite contando a história do bairro. Três telões exibiram imagens que mostravam a transformação pela qual Copacabana passou nos últimos anos sem, contudo, perder o encanto.

O show continuou afinado pelas vozes do grupo Bossa Entre Amigos, formado por Roberto Menescal, Marcos Valle, Patrícia Alvi e Wanda Sá. Eles embalaram o público com músicas como "Bênção, bossa nova", "Samba de verão" e "Chega de saudade".

Em seguida, foi a vez de Martinho da Vila fazer todo mundo cair no samba. O cantor e compositor fez questão de entoar, acompanhado pela multidão, o segundo "Parabéns pra você" da noite para o bairro - o primeiro ficou a cargo da turma da bossa nova. Mas foi quando o sambista chamou a filha Maíra Freitas ao palco que o público chegou ao delírio. Com Maíra ao piano, os dois cantaram um clássico que não poderia faltar na comemoração - "Copacabana", aquela que cita a "princesinha do mar" -, além de músicas de Noel Rosa e Gonzaguinha.

Na areia, havia gente que tinha vindo de longe. A estudante gaúcha Carolina Benatto, de 20 anos, pela primeira vez na cidade, fez do show a primeira parada em Copacabana.

- Mal cheguei e já achei o bairro muito bonito. Mas o que me impressionou mesmo foi o Copacabana Palace - contou Carolina.

Mas o evento - que comemorou também o título de Patrimônio Mundial, na categoria paisagem cultural urbana, concedido pela Unesco ao Rio no fim de semana passado - foi mesmo dos cariocas. A psicóloga Sandra Aquino, de 67 anos, moradora do Leme há 30, não economizou elogios:

- Copacabana e o Rio de Janeiro merecem esta homenagem, ainda mais com bossa nova. A paisagem do bairro com certeza foi decisiva também para o título concedido à cidade pela Unesco. Eu viajo muito, conheço vários países, e digo que não existe lugar no mundo igual a este aqui.

O hoteleiro Arthur Corrêa, de 45 anos, nascido em Copacabana, já morou até na Ilha de Itacuruçá, mas disse que paraíso mesmo é seu bairro natal:

- O que mais curto é a praia, onde eu costumava pegar onda. Outro dia, o mar estava igual ao do Caribe. Hoje, apenas corro na areia. Este bairro é lindo demais.

Havia espaço até para cariocas por adoção. A israelense Thalya Goldfeld, de 40 anos, que mora no Rio há nove, levou toda a família para o show.

- Gosto de estar assim, na praia, com meu marido e minhas filhas, ouvindo essa música maravilhosa. Isso é que é legal no bairro, os eventos culturais. E Copacabana tem todo um charme, porque preserva um clima antigo e ao mesmo tempo tem novidades.

Apesar do reforço no efetivo da Guarda Municipal, ambulantes atuaram livremente, mesmo sem ter autorização para vender seus produtos durante o evento.