Título: Todas faces de Drummond
Autor: Brandão, Liv
Fonte: O Globo, 08/07/2012, Rio, p. 27

PARATY . "A cidade foi projetada para deixar a água invadir Paraty quando a maré enche. E, nestes cinco dias de Flip, a dimensão humana e cultural invade a cidade como uma maré", comparou Mauro Munhoz, diretor geral da Festa Literária de Paraty, ao discursar na cerimônia para celebrar a exposição "Faces de Drummond - O poeta do avesso", realizada ontem na Casa da Cultura de Paraty. A mostra, que leva o poeta homenageado da Flip para além da programação oficial do evento, é uma parceria da Associação Casa Azul com a Fundação Roberto Marinho, e tem patrocínio do GLOBO.

Ao lado do presidente da Fundação Roberto Marinho e vice-presidente das Organizações Globo, José Roberto Marinho, e da diretora da Unidade O GLOBO, Sandra Sanches, Munhoz frisou a importância da criação deste novo espaço de celebração ao autor homenageado desta edição da Flip, que ficará aberto à visitação até 10 de dezembro.

- É muito importante deixarmos essa exposição como legado para Paraty, queremos que os estudantes das escolas possam aproveitar esse rico material - explicou Munhoz.

Hugo Barreto, secretário geral da Fundação Roberto Marinho, também ressaltou os pontos positivos desta parceria, com o sabor especial de ser realizada no espaço que abrigou o nascimento da Flip, em 2003.

- Trazer Drummond para a Casa da Cultura é uma ótima oportunidade de fazer uma imersão em torno de sua figura e de sua obra com um tratamento diferente do que ele recebe nos debates da programação oficial - disse Barreto.

A exposição recebeu a visita de escritores como Enrique Vila-Matas, Javier Cercas e Silviano Santiago. José Roberto Marinho ressaltou o valor educativo de se estender a exposição para depois do fim do evento literário.

- Com a exposição aberta até o fim do ano, a Casa da Cultura vai ganhar outra vida e vai funcionar como um meio para que os alunos da região conheçam a maravilha que foi Drummond.

Este ano, as ações do GLOBO durante a Flip ganham novo peso. Além de "Faces de Drummond", a mostra "A Flip nas páginas do GLOBO", um panorama da participação do jornal nestes dez anos de festa, ganha sobrevida e visibilidade no site do GLOBO.

- O GLOBO sempre esteve presente, apoiando e promovendo a Flip, motivo de grande orgulho. Nesta décima edição, nos unimos à Casa da Cultura e à organização do evento para aumentar nossa participação. Para nós, isso é muito importante, pois uma das vocações de um jornal consiste em aproximar quem escreve de quem lê, que é a essência da Flip - finalizou Sandra Sanches.