Título: Solicitei os livros do IML e eles não foram encontrados
Autor: Otavio, Chico; Piva, Juliana Dal
Fonte: O Globo, 26/06/2012, O País, p. 3

A procuradora da República em Petrópolis Vanessa Seguezzi investiga desde meados de 2010 as possíveis execuções de guerrilheiros durante a ditadura. De acordo com a procuradora, o objetivo era cruzar dados de militantes desaparecidos e os sepultamentos de indigentes. Nesse trabalho, ela descobriu que os livros do IML que possibilitariam o trabalho desapareceram.

O GLOBO: Como está a investigação? Quais são as dificuldades?

VANESSA SEGUEZZI: A primeira é a falta de registros, mas também a desorganização dos arquivos, dos elementos. Fui fazer uma busca nos livros de delegacias da época e é uma confusão. Eu solicitei os livros do IML de 1970 a 1974. A informação que veio é que os livros não foram encontrados, e nos registros não consta a saída dos livros. Agora, eu expedi ofício para todos os lugares onde podem ter ido parar esses livros: Secretaria de Segurança Pública, Arquivo Nacional e Estadual, e até para o Arquivo Municipal de Petrópolis. A ideia era cruzar dados de guerrilheiros e os sepultamentos de indigentes, principalmente de enterros com vistas da autoridade policial. Por isso, precisava dos livros. Só que, até agora, eles não foram fornecidos.

Quais são as linhas de pesquisa?

VANESSA: São três: a primeira de meados de 2010 sobre os supostos sepultamentos clandestinos nos cemitérios de Petrópolis. Agora, tenho outras linhas de investigação, de um cemitério clandestino na serra, tendo como base as revelações do delegado Cláudio Guerra, e mais uma que é ligada ao direito à memória e à verdade sobre o que ocorreu na casa. Por isso, a lista inclui mortos e desaparecidos. Essas últimas duas foram abertas recentemente.

Qual a importância das revelações do coronel Paulo Malhães, já que é a primeira vez que um militar assume a existência da Casa e que trabalhou lá?

VANESSA: Acho extremamente importante, mais uma vez se dá conhecimento ao que aconteceu naquele local. Hoje mesmo várias pessoas vieram dar outras informações, enfim, a população começa a se movimentar para falar sobre esse assunto. É um trabalho muito importante esse que o GLOBO está fazendo. E confirma dados que já sabíamos também. O Ministério Público vai avaliar uma convocação (do coronel) para prestar esclarecimentos.