Título: Ex-delegado detalha crimes à comissão
Autor: Uribe, Gustavo
Fonte: O Globo, 26/06/2012, O País, p. 4

Guerra confirma que ajudou a assassinar opositores do regime

BRASÍLIA . A Comissão da Verdade colheu ontem depoimento de Cláudio Guerra, ex-delegado do Dops que admitiu ter participado de assassinatos de opositores da ditadura. Guerra entregou à comissão relação com nomes de sete pessoas que podem dar detalhes do que ocorreu nos porões do regime.

Guerra detalha no livro "Memórias de uma guerra suja" como teria atuado na execução de militantes de esquerda. Segundo os integrantes da Comissão da Verdade, Guerra confirmou as informações do livro, escrito pelos jornalistas Rogério Medeiros e Marcelo Netto. O depoimento durou uma hora e meia.

- Foi um depoimento valioso. Ele confirmou tudo e sugere nomes de pessoas que devemos ouvir - disse o coordenador da comissão, o ministro do STJ Gilson Dipp.

O ministro afirmou ontem que não será necessário ouvir a presidente Dilma Rousseff:

- Tudo que ocorreu com ela está nos arquivos, e já recebemos muita coisa. Ela já disse muita coisa. É a presidente da República - disse.

Em arquivos revelados recentemente constam relatos de Dilma, de 2001, narrando tortura que sofreu na prisão de Juiz de Fora (MG) no início da década de 70. Na semana passada, a presidente declarou que a questão não é o torturador, mas a tortura. E que seus torturadores não usavam nomes verdadeiros.

Dipp reafirmou que o grupo pretende ouvir o tenente-coronel reformado Paulo Malhães, que revelou ao GLOBO como se davam torturas na Casa da Morte, em Petrópolis.