Título: O manual de Ferreirinha para abrir portas
Autor: Krakovics, Fernanda
Fonte: O Globo, 26/06/2012, O País, p. 10

Acusado de ligações com grupo de Cachoeira, ex-porteiro do Alvorada ensina, em ligações grampeadas, como pedir ajuda a autoridades

tentáculos da contravenção

BRASÍLIA. Novas gravações telefônicas da Operação Monte Carlo, da Polícia Federal, mostram um dos envolvidos com a quadrilha do bicheiro Carlinhos Cachoeira ensinando como se deve pedir favor a um político. Porteiro do Palácio da Alvorada durante o governo Sarney e hoje funcionário da Infraero acusado de facilitar a entrada de equipamentos para Cachoeira e seu grupo, Raimundo Costa Ferreira Neto, o Ferreirinha, funciona também como um despachante para quem quer pedir ajuda a políticos, principalmente ao hoje presidente do Senado. Ele próprio recorreu a José Sarney para ser promovido a superintendente regional da Infraero, o que não ocorreu.

- Vou falar como se fala com uma autoridade. Tem que levar tudo mastigado, saber o que você quer, o que é, quem é responsável por lá e tudo, porque eles não vão atrás de saber quem é que é, não. Então põe tudo num papel, direitinho, tudo certinho, aí eu entrego para ele, e ele manda pra lá. Mas você tem que saber o que é, o telefone de quem é, quem é o responsável por isso. Autoridade quer as coisas assim, tudo mastigado, só para ele ligar e mandar para o cara: "Resolve isso pra mim e assina." É assim que se resolve com uma autoridade. E não: "Ó, parece que vai ter um realinhamento na Eletronorte" - diz Ferreirinha para um homem identificado como Cláudio, que queria que Sarney interviesse para reverter desconto de R$ 430 em seu contracheque da Eletronorte por ser cedido de outro órgão.

O próprio Ferreirinha recorreu a Sarney, em 31 de março do ano passado, para ser nomeado superintendente da Infraero. Ao ouvir a preocupação do ex-porteiro do Alvorada com a possibilidade de um outro nome ser nomeado para o cargo, Sarney respondeu:

- Mas o cara está avisado já.

A assessoria do presidente do Senado afirmou que ele só ouviu a demanda do ex-funcionário do Alvorada, mas não levou adiante. Ainda segundo a assessoria de Sarney, ele não sabia das relações de Ferreirinha com o grupo de Cachoeira.

- Todo mundo pede tudo ao Sarney, e ele é muito generoso, então todo mundo pede ajuda. Mas ele não tem esse poder todo - afirmou o assessor Fernando César Mesquita.

Nas conversas telefônicas grampeadas, Ferreirinha aparece como um para-raio de pedidos. Ele promete arranjar emprego na Infraero até para um ex-caso amoroso que foi demitido da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).