Título: Justiça multa Haddad, Lula e Ratinho por propaganda eleitoral antecipada
Autor: Brígido, Carolina
Fonte: O Globo, 27/06/2012, O País, p. 10

Para juíza, ex-presidente fez "propaganda aberta" em programa do SBT em maio

SÃO PAULO . O ex-presidente Lula, o apresentador Ratinho, o SBT e o pré-candidato do PT à prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, foram multados em R$ 5 mil cada um pela Justiça Eleitoral. A juíza auxiliar da propaganda eleitoral Carla Themis Lagrotta Germano entendeu que houve propaganda antecipada na participação dos petistas no programa de Ratinho em 31 de maio. A representação foi apresentada por PSDB e PPS.

Na avaliação da juíza, Lula fez "propaganda aberta" para Haddad na conversa com Ratinho. O ex-presidente é o mentor e principal cabo eleitoral da campanha de Haddad.

- Por uma razão muito simples (escolhi Haddad). Convivi com a Marta (Suplicy) por 30 anos. Ela foi uma belíssima prefeita. Mas achava que era o momento para apresentar uma coisa nova para São Paulo - disse Lula, no programa.

Lula elogiou as realizações de seu ex-ministro da Educação:

- Ele vai passar para a História como o melhor ministro da Educação, o ministro do Prouni, que pôs um milhão de jovens da periferia na universidade.

A juíza concluiu que no programa "houve propaganda ainda que de forma dissimulada". "Há clara indução ao eleitor no pedido de votos, na medida em que o pré-candidato (Haddad) se identifica como sendo o novo na política e naquele em que a população irá votar, porque quer mudança", escreveu a juíza.

Lula também tratou da sua batalha contra o câncer e disse que a única chance de disputar a Presidência da República em 2014 é se Dilma Rousseff não quiser concorrer à reeleição.

- Eu não vou permitir que um tucano volte à Presidência do Brasil - afirmou.

A coordenação da campanha de Haddad informou que recorrerá da decisão. O Instituto Lula e o SBT não se manifestaram. Ratinho ainda seria consultado sobre o caso por sua assessoria de imprensa.

Lula participou ontem, na Fiesp, de reunião sobre a implantação do Memorial da Democracia, que está sendo planejado pelo Instituto Lula. A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, levantou ontem a possibilidade de o memorial captar recursos por meio da Lei Rouanet.