Título: Advogados falam em pressão contra revisor
Autor: Brígido, Carolina
Fonte: O Globo, 27/06/2012, O País, p. 3

Para juiz de grupo contra corrupção, porém, expectativa por julgamento é sinal de democracia

SÃO PAULO e RIO . Advogados de réus do caso do mensalão criticaram ontem o que classificaram como pressão para que o ministro Ricardo Lewandowski concluísse com celeridade seu voto, para não afetar o cronograma do julgamento no Supremo Tribunal Federal.

- Qualquer tipo de pressão sobre o tribunal, interna ou externa, não pode ser bem recebida por ninguém - disse Marcelo Leonardo, advogado de Marcos Valério, operador do mensalão.

Leonardo considerou "inéditas" a definição de cronograma e a designação de julgamento antes mesmo da entrega do voto do revisor, e considerou prejudicada a evolução do processo:

- Manifesto minha mais profunda surpresa com os pedidos de providência relacionados ao julgamento antes mesmo da entrega do voto pelo revisor. Viola a tradição do próprio STF.

O criminalista José Luís Oliveira Lima, defensor do ex-ministro José Dirceu, preferiu não fazer comentários. Já Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, defensor de Duda Mendonça e Zilmar Fernandes, também criticou a pressão por celeridade:

- O caso tem grande importância e repercussão, mas processo não deve ter nome na capa. O estabelecimento de ritos e qualquer tipo de discussão diferenciada quanto a um tema é ruim. Gera insegurança ao jurisdicionado.

Para o juiz Marlon Reis, porém, a expectativa da população pela conclusão do julgamento não pode ser entendida como pressão contra o Supremo. Do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, Reis afirmou que isso aponta amadurecimento da democracia:

- Demonstra que as pessoas estão mais atentas. É um sinal do momento que o país vive, após a Lei da Ficha Limpa e com essa CPI (do Cachoeira) em andamento. Tudo isso coloca o tema da corrupção em efervescência, e sobretudo o tema do financiamento de campanha, que é o pano de fundo de todos esses casos.

Do Movimento 31 de Julho - que em maio levou ao STF 37 mil assinaturas por celeridade no caso -, Ana Luiza Archer disse que, na próxima semana, o grupo fará no Rio ato de comemoração pela conclusão do voto do revisor:

- É um julgamento emblemático, então esperamos que as instituições funcionem. Quando começamos o abaixo-assinado, as pessoas estavam muito céticas. Hoje, já percebemos mais confiança na população.