Título: O Schettino da Câmara dos Deputados
Autor:
Fonte: O Globo, 13/07/2012, O País, p. 5

BRASÍLIA. Em meio à briga pela liberação de mais verbas do Orçamento, o líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), viajou anteontem para os EUA. Homem de confiança do Palácio do Planalto como relator do Orçamento deste ano (rejeitou os pedidos de reajustes salariais), Chinaglia saiu de cena no momento em que a oposição acusava o governo descumprir o acordo sobre liberação de emendas de parlamentares.

A ausência de Chinaglia virou alvo de comentários irônicos até entre deputados governistas. Brincavam no plenário que ele estava sendo chamado de "capitão Schettino", o capitão do navio Costa Concórdia que naufragou no litoral da Itália . Francesco Schettino abandonou o barco .

O líder do PT, deputado Jilmar Tatto (SP), foi um dos que defenderam Chinaglia. Disse que a viagem é de caráter familiar, marcada há meses. Com a viagem de Chinaglia, a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, ocupou anteontem o gabinete da liderança do governo na Câmara, onde, em vão, tentou um acordo que viabilizasse a votação de duas medidas provisórias do Plano Brasil Maior, para incentivar setores da economia.