Título: Seminário do GLOBO discute legado da Rio+20
Autor: Pellizzon, Gustavo
Fonte: O Globo, 01/07/2012, Economia, p. 37

Especialistas dizem que conferência da ONU criou frentes de trabalho e oportunidades para o desenvolvimento da cidade

Afinal, qual será a herança da Rio+20? Como o Rio e a economia verde podem se beneficiar dos resultados da conferência das Nações Unidas? Para debater estas questões, o GLOBO promove um seminário sobre o legado do evento na próxima terça-feira, dia 3, no Rio. Para especialistas, a Conferência da ONU para o Desenvolvimento Sustentável criou importantes frentes de trabalho e discussões, além de uma série de medidas práticas, que podem fazer com que a herança da Rio+20 entre para a história.

O seminário "O legado da Rio+20 para a economia verde e o desenvolvimento do Rio", que terá o patrocínio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), vai reunir especialistas e os principais atores da Rio+20 justamente dez dias após ao fim oficial do evento. Estarão no Teatro Tom Jobim, no Jardim Botânico, Izabella Teixeira, ministra do Meio Ambiente; Branca Americano, da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS); Glauco Arbix, presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep); Sergio Besserman, economista e ambientalista, presidente da Câmara Técnica de Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro; e Monica Messemberg, diretora da CNI.

- A verdadeira herança da Rio+20 será introduzida na história à medida que ocorra uma transformação efetiva e que se consolidem os debates que tivemos. Somente na esfera do documento oficial foram criados compromissos até 2015, ou seja, teremos três anos e meio para definir os objetivos e metas do desenvolvimento sustentável e para fazer um novo acordo global sobre mudanças climáticas - disse Sergio Besserman.

Conferência gerou fundo

de R$ 2 bi para pesquisas

O economista e ambientalista acredita ainda que a cidade do Rio mostrou seu valor e tem desafios importantes pela frente, sobretudo na coleta seletiva de lixo, na ampliação do saneamento, na redução da poluição do ar e no crescimento do transporte coletivo com combustíveis limpos.

- A participação social na Rio+20 é o principal legado até o momento e pode nortear as ações nos próximos anos - afirmou Besserman, que concorda com a avaliação da presidente Dilma Rousseff na cerimônia de encerramento da Rio+20, quando ela disse que o Rio celebrou a conferência mais participativa da história da ONU, com mais de mil eventos paralelos.

Branca Americano lembra que, se levarmos em conta apenas o documento final aprovado, considerado fraco e pouco audacioso por muitos, é possível perceber uma série de medidas a serem tomadas:

-O documento nos cria frentes de trabalho importantíssimas, como a criação de normas para a proteção dos oceanos. O trabalho se intensifica agora, e temos o texto-base das discussões. A Rio+20 terminou com um documento, não é como a conferência sobre aquecimento global de Copenhague que acabou sem acordo - disse.

Rio terá ExpoBrasil Sustentável em 2014 e 2016

Glauco Arbix, da Finep, disse que resultados concretos da Rio+20 foram esquecidos no meio de tantas atividades:

- O governo decidiu criar um fundo de R$ 2 bilhões para financiar a inovação sustentável. Isso não é pouco, teremos inclusive recursos sem retorno da União e tudo isso dentro de um programa, que facilita o desenvolvimento - disse.

Arbix lembra ainda que o Ministério da Ciência e Tecnologia já definiu que o Rio receberá a ExpoBrasil sustentável em 2014 e 2016, legado direto da Rio+20. A exposição será maior que a que a Finep promoveu na zona portuária durante a conferência e terá o caráter de vitrine de inovações e poderá, inclusive, trazer experiências de empresas de outros países, criando um ambiente propicio à pesquisa e a negócios sustentáveis.

Legado será maior

que o da Rio 92

Monica Messemberg, diretora da CNI, acredita que a história vai "redimir" a Rio+20:

- A leitura da Rio+20 no futuro será bem mais auspiciosa do que a que está ocorrendo agora. Acredito que seu legado será mais relevante que o da Rio 92, pois a sociedade, as cidades e as empresas estão se mobilizando.

As inscrições para o evento podem ser feitas pelo telefone (21)2227-8666.