Título: Voo rasante de caças da FAB estilhaça vidros do STF
Autor: Souza, André de
Fonte: O Globo, 02/07/2012, O País, p. 4

Palácio do Planalto e Congresso também tiveram avarias

BRASÍLIA. O voo rasante de dois caças da Força Aérea Brasileira (FAB) sobre a Praça dos Três Poderes, durante a cerimônia mensal de troca da bandeira nacional, provocou ontem o estilhaçamento das vidraças do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo a Central Integrada de Atendimentos e Despachos (Ciade) do Distrito Federal, também foram danificados alguns vidros do Palácio do Planalto, da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

Foram verificados ainda danos materiais em alguns prédios onde funcionam os ministérios. A Ciade também informou que uma pessoa sofreu ferimentos leves, mas foi atendida no local e não precisou ir para unidade hospitalar.

Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) afirmou que os vidros foram danificados por volta das 10h20 por uma onda de choque gerada pela passagem de duas aeronaves Mirage 2000. O texto diz que o Comando da Aeronáutica já iniciou a apuração do incidente e que vai ressarcir os prejuízos provocados. A nota é assinada pelo Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica.

A FAB não informou se houve problemas durante o voo rasante dos caças ou se eles passaram mais perto do que o normal da superfície. Pessoas que acompanhavam a cerimônia disseram que os aviões passaram voando muito baixo, assustando o público. Segundo a Ciade, foram registrados telefonemas de moradores reclamando de danos materiais em suas residências.

O sobrevoo ocorreu após a tradicional cerimônia de troca da bandeira na Praça dos Três Poderes, que ontem ficou sob a responsabilidade do Comando da Aeronáutica (Comaer) e foi organizada pelo Sexto Comando Aéreo Regional (VI Comar).

Durante a solenidade, houve também a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, como parte das comemorações de 60 anos de sua primeira exibição oficial. O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), conhecido como Esquadrilha da Fumaça, já fez mais de 3.500 demonstrações no Brasil e exterior.