Título: Ban Ki-moon diz que Rio+20 foi um sucesso
Autor:
Fonte: O Globo, 29/06/2012, Economia, p. 25

Na Assembleia Geral da ONU, secretário elogia acordo final

NOVA YORK . Ao participar ontem de encontro na Assembleia Geral da ONU, em sua sede em Nova York, para comentar os resultados da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, o secretário-geral da organização declarou que o evento foi um "sucesso". Para ele, foi uma "importante vitória do multilateralismo após meses de difíceis negociações". A avaliação vai de encontro ao desapontamento geral dos ambientalistas com a falta de compromissos na declaração final do encontro.

O secretário-geral destacou os aspectos positivos da conferência, como o lançamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a participação "sem precedentes" da sociedade civil, o papel multiplicador das redes sociais no evento e o reconhecimento da necessidade de se ir além do Produto Interno Bruto (PIB, conjunto de bens e serviços produzidos pelos países) como medida de progresso das nações. E comparou a reunião do Rio com a de Los Cablos, no México, da cúpula do G-20 (as 20 maiores economias do mundo), em junho:

- Em Los Cabos, encorajei os líderes a se concentrarem em reduzir a pobreza, criar empregos e priorizar o desenvolvimento sustentável. E, no Rio, vi que os governos do mundo estão preparados para fazer exatamente isso.

Secretário já havia criticado o documento no Rio

Segundo Ban Ki-moon, o documento da Rio+20, entitulado "O futuro que nós queremos", "fornece base sólida para construir um futuro sustentável":

- Se o documento final é a base para a próxima fase da nossa jornada para o desenvolvimento sustentável, os compromissos anunciados no Rio são os tijolos e o cimento. Eles serão um legado concreto e duradouro da Rio+20 - enfatizou.

Durante o encontro no Rio, no entanto, o secretário-geral chegou a criticar a falta de ambição do acordo, mas mudou de tom antes do encerramento para indignação de ativistas, que, no Riocentro, realizaram até um protesto contra o documento final.