Título: Prefeito de Palmas reconhece ajuda de Cachoeira
Autor:
Fonte: O Globo, 03/07/2012, O País, p. 5
BRASÍLIA. O prefeito de Palmas, Raul Filho (PT), admitiu ontem que aceitou oferta de ajuda de Carlinhos Cachoeira na campanha eleitoral de 2004, quando se elegeu pela primeira vez ao cargo, mas negou qualquer favorecimento a empresas ligadas ao bicheiro de Goiás. Segundo ele, não houve favorecimento à construtora Delta, ligada a Cachoeira e investigada pela CPI Mista. Em video gravado em 2004 pelo próprio contraventor, o prefeito aparece em negociações com Cachoeira pedindo ajuda e falando das oportunidades a serem exploradas na capital do Tocantins. O prefeito deve ser convocado para depor na CPI.
- No meu governo vocês não acham nada que envolva minha pessoa a nenhum esquema que possa ser desrespeitoso à ética, à moral, à decência e à transparência. Não há ligação nenhuma minha em campanha com pessoa ligada à Delta - afirmou Raul Filho.
Segundo o Jornal Nacional, de 2006 até agora a Delta recebeu R$ 59 milhões da prefeitura de Palmas, sendo dois contratos assinados sem licitação.
Em vídeo divulgado no último domingo pelo "Fantástico", Raul Filho, acompanhado por assessores, conversa com Cachoeira e diz que a prefeitura de Palmas é um estágio de um projeto de poder no Tocantins. O bicheiro, então, pergunta o que o então candidato está precisando e oferece ajuda:
- Mas Raul, o que você está precisando lá, hein? Você acha que um grande show seria bom para você lá na reta final?
- Ah, com certeza - responde Raul, já acenando com oportunidades que poderiam interessar a Cachoeira.
Em outra gravação, um assessor de Raul Filho, identificado como Silvio Roberto, trata com o contraventor sobre o envio de R$ 150 mil para Tocantins.
- É para pagar quem? É um só? - indaga Cachoeira.
O surgimento do vídeo feito por Cachoeira animou a ala independente da CPI que investiga as relações do contraventor com parlamentares.
- O surgimento desse acervo é o fato mais relevante desta CPI. Os vídeos que já chegaram aqui são apenas 10% do total. A grande expectativa da CPI neste momento são os vídeos que virão à tona. Tem muita gente com a barba de molho, porque as informações são de que muitos agentes públicos estiveram com ele, não só o prefeito de Palmas - disse o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), que fez requerimento pedindo que a Polícia Federal envie o quanto antes os vídeos restantes.
Ele também pretende antecipar o depoimento da ex-mulher de Cachoeira, Andressa Mendonça, que disse ao "Fantástico" conhecer os vídeos. O deputado Miro Teixeira (PDT-RJ) acredita que o foco agora deve ser a análise do conteúdo de cada vídeo:
- Uma apreensão deste tipo é muito preciosa. Isso agora exige uma garimpagem cuidadosa para que se encontre novas provas de suborno e de financiamento irregular de campanha - explicou Miro.
A tendência é que o prefeito de Palmas seja convocado em breve para a CPI. A senadora Kátia Abreu (PSD-TO) já havia apresentado um requerimento, mas ontem vários novos pedidos chegaram à comissão. O relator da CPMI, Odair Cunha (PT-MG), também apresentou o seu e pretende definir a data do depoimento nesta quinta-feira. Segundo ele, o próprio prefeito quer prestar depoimento:
- A convocação do prefeito é necessária até para ele dar a versão dele sobre o vídeo. No entanto, são precisos outros elementos para ver se confirmam ou não os fatos narrados na gravação - explicou Odair, que reconhece que depois de meses voltados sobre os governos de Goiás e do Distrito Federal, o foco da CPI pode se virar agora para a capital de Tocantins.