Título: Justiça Eleitoral torna prefeito de Maricá inelegível por oito anos
Autor: Bruno, Cássio
Fonte: O Globo, 29/06/2012, O País, p. 4

Washington Quaquá, do PT, vai recorrer; TRE cassa Tuca Jordão (PMDB) em Angra

Cássio Bruno, Dicler de Mello e Souza

ELEIÇÕES 2012

A Justiça Eleitoral do Rio declarou ontem inelegível, por oito anos, o prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT), candidato à reeleição. A sentença foi dada pela juíza da 55 Zona Eleitoral (Maricá), Juliane Guimarães, que determinou ainda a cassação do registro de candidatura ou o diploma político do petista, caso ele seja eleito nas eleições de outubro. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), por sua vez, cassou o diploma do prefeito de Angra dos Reis, Tuca Jordão (PMDB). O peemedebista não concorrerá à reeleição, mas continua no cargo porque cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Segundo a juíza Juliane Guimarães, distribuiu 14 mil notebooks aos alunos da rede municipal, em 2011. Ela considerou a medida um desvio de finalidade alegando que Quaquá se beneficiou eleitoralmente. O petista poderá recorrer da decisão no TRE-RJ.

Em nota, o titular da 55ª Promotoria Eleitoral, promotor Sérgio Luís Lopes Pereira, explicou a decisão tomada contra o prefeito de Maricá: "Distribuiu a maioria dos notebooks no Dia das Crianças de 2011, 12 de outubro, fazendo com o que os pais ou responsáveis assinassem um contrato de comodato por um ano, que poderia ser renovado ou não a critério do município, no seu vencimento, ou seja, em 12 de outubro de 2012. A mensagem subliminar é evidente: se o prefeito for reeleito, aquela criança, que talvez jamais pudesse comprar um notebook, poderá continuar com o aparelho. Caso contrário, não se sabe".

Por meio de sua assessoria de imprensa, Quaquá afirmou que não foi notificado e, por isso, não vai se manifestar.

Como O GLOBO mostrou no último dia 17, Maricá recebeu R$ 68,5 milhões de royalties só no ano passado. Quaquá tem o apoio de José Dirceu, um dos 38 réus do mensalão e ex-ministro da Casa Civil do governo Lula.

Quaquá tinha como secretário municipal de Desenvolvimento Econômico Marcelo Sereno, ex-assessor direto de Dirceu. Sereno se desincompatibilizou do cargo para disputar uma vaga na Câmara dos Vereadores do Rio. Maricá é uma das apostas da cúpula nacional do PT nestas eleições.

Já Tuca Jordão e seu vice, José Essiomar Gomes da Silva (PP), foram condenados, em 2010, pela Justiça Eleitoral de Angra dos Reis, por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2008 por contratação de empresa de pequisa em período eleitoral. Os dois recorreram ao TRE-RJ, que, por 3 votos a 2, manteve a sentença. Jordão disse que só falará sobre o caso na segunda-feira.