Título: Senado antecipa cassação no site
Autor: Éboli, Evandro
Fonte: O Globo, 12/07/2012, O País, p. 5

BRASÍLIA. Antes mesmo de a votação ter sido iniciada, o site do Senado já anunciava que o até então senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) havia sido cassado. No momento da gafe da Agência Senado, Demóstenes ainda fazia sua defesa no plenário.

Às 12h49m, o site oficial do Senado divulgava na manchete: "Demóstenes está inelegível até 2027". Naquele momento, o senador tentava salvar seu mandato, em discurso proferido da tribuna no plenário.

O site oficial tentou adiantar seu trabalho, mas o texto foi parar na capa com o placar em branco. O texto dizia que "Por votos a , o senador por Goiás teve seu mandato cassado pelo plenário do Senado, que o considerou culpado da acusação de envolvimento com esquema de Carlinhos Cachoeira". Fica claro que aguardavam apenas o resultado da votação para divulgar a informação. Quatro minutos depois, às 12h53m, o texto tinha sido retirado da página do Senado. O resultado real da votação só foi conhecido às 13h23m, quando o senador José Sarney (PMDB-AP), presidente do Senado, encerrou o processo de votação, que durou poucos minutos, e o resultado apareceu na tela do painel eletrônico. Quando a cassação se deu de fato, o texto publicado indevidamente voltou à tela principal do Senado com o devido resultado.

Em nota no fim da tarde de ontem, a assessoria de imprensa do Senado informou ter ocorrido uma falha técnica no processo de edição da Agência, resultando na publicação equivocada de "um pequeno texto" de chamada de capa sobre a votação da perda de mandato de Demóstenes Torres. Diz também a nota, reconhecendo a falha: "O texto, disponibilizado por alguns minutos, foi preparado quando o senador fazia sua defesa em plenário, última etapa antes da votação propriamente dita. A Agência Senado esclarece que não houve publicação antecipada de matéria referente ao assunto, lamenta o ocorrido e reafirma o estrito respeito à sua missão de dar transparência às atividades legislativas no âmbito do Senado".