Título: Apoio a Patrus faz PSD viver sua primeira crise
Autor: Gustavo Schmitt, Luiz
Fonte: O Globo, 11/07/2012, O País, p. 10

BELO HORIZONTE . A transformação do PSD em noiva cobiçada em coligações, após o Supremo Tribunal Federal (STF) ter garantido seu tempo de propaganda na TV proporcional à sua bancada, alimenta a primeira grande crise no partido. O vice-presidente nacional da sigla, Roberto Brant, entrega hoje, em Brasília, seu pedido de desfiliação. Ele não se conforma com a intervenção do prefeito de São Paulo e presidente nacional PSD, Gilberto Kassab, em Belo Horizonte, onde forçou o apoio ao ex-ministro Patrus Ananias (PT).

- O discurso de Kassab sempre foi o de criar um partido diferente. Ou seja, em que a democracia interna fosse respeitada. Poucos dias depois de ganhar tempo na TV, o partido faz exatamente o contrário - protestou Brant.

O PSD de Belo Horizonte já havia declarado apoio à reeleição do prefeito Marcio Lacerda (PSB). O presidente municipal do partido, Paulo Simão Safady, participou da convenção do PSB. No mesmo dia, Lacerda, pressionado pelo senador Aécio Neves (PSDB), anunciou que não fecharia chapa de vereadores com o PT, o que levou os petistas a lançar Patrus. Na quarta-feira passada, após conversar com a presidente Dilma Rousseff, Kassab declarou apoio a Patrus.

Só que a comissão provisória municipal do PSD não aceitou a intervenção de Kassab e registrou o apoio à Lacerda. Já Safady declarou ao Tribunal Regional Eleitoral de Minas que o PSD está com Patrus. A legenda acabou registrada nas duas coligações e a briga deve parar na Justiça.