Título: Freixo é multado por propaganda antecipada
Autor: Braga, Isabel
Fonte: O Globo, 30/06/2012, O País, p. 16

O pré-candidato do PSOL à prefeitura do Rio, Marcelo Freixo, foi multado pelo Tribunal Regional Eleitoral por propaganda eleitoral antecipada. A representação foi apresentada pelo pré-candidato do PSDB, Otávio Leite, e diz respeito a uma entrevista feita pelo jornalista Juca Kfouri no canal pago de TV ESPN em maio deste ano. O jornalista e o pré-candidato foram condenados a uma multa de R$ 5 mil cada um.

A juíza Ana Paula Pontes Cardoso acolheu a denúncia justificando que a entrevista foi irregular. "Sendo entrevistado o segundo, se utilizando daquele espaço para, não só criticar o governo atual, fazendo-lhe oposição, mas também para promover a imagem do segundo representado, deputado estadual, em benefício de sua candidatura ao cargo de prefeito da cidade do Rio de Janeiro nas eleições municipais que se aproximam". O candidato do PSOL, no entanto, já recorreu.

- Já recorremos, a decisão é descabida. Dei uma entrevista para um programa de TV, onde o Juca se manifesta, mas o Juca nem é eleitor do Rio. Eu em nenhum momento fiz campanha, estava dando entrevista. É um cerceamento que não tem cabimento. Respeito a Justiça, mas recorri, como é meu direito. Isso faz parte do jogo e isso vai acontecer outras vezes - afirmou Freixo.