Título: Clima de férias já vigora entre os senadores
Autor:
Fonte: O Globo, 17/07/2012, O País, p. 4

Após aprovar a cassação de Demóstenes, maioria deixou o Distrito Federal

BRASÍLIA . Enquanto o governo se empenhava para aprovar ontem na Câmara duas medidas provisórias antes do recesso parlamentar, para votar hoje a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2013, os senadores já estavam de férias. Eles se desmobilizaram depois de aprovar a cassação de Demóstenes Torres na semana passada. Mas o líder do governo, senador Eduardo Braga (PMDB-AM), afirmou que a base aliada no Senado pode ser convocada para votar as MPs com medidas econômicas para enfrentar a crise internacional.

Às vésperas do recesso, poucos senadores estão em Brasília, sendo que a maioria deles faz parte da Comissão Mista do Orçamento, que precisa votar a LDO. Oficialmente, o Congresso só pode entrar em recesso após votar a LDO.

Se a LDO for votada hoje, o Congresso entra em recesso amanhã. Não será necessária então a votação imediata das MPs do Brasil Maior. Durante o recesso, a contagem do prazo de vigência é suspensa. Assim, as MPs que vencem dia 1º de agosto ganhariam 15 dias de sobrevida.

Com poucos senadores em Brasília, o Senado manteve aberto o painel de presença da semana passada, para garantir quorum - uma salvaguarda para garantir presença, ainda que só no painel - em sessão do Congresso para votação da LDO, que normalmente ocorre por acordo, sem votação nominal.