Título: Óleo vazou por fissuras no solo marinho
Autor: Ordoñez, Ramona
Fonte: O Globo, 20/07/2012, Economia, p. 24

O primeiro vazamento de petróleo no campo de Frade, operado pela Chevron, começou no dia 7 de novembro do ano passado com o início de perfuração de um poço. Nesse dia, ocorreu um "kick", ou seja uma falha na perfuração. O "kick" não indica necessariamente a ocorrência de um acidente.

No dia seguinte, a Chevron foi comunicada pela Petrobras, sua parceira no campo, da existência de uma mancha de óleo na região. Foram, então, acionados Marinha, Ibama e ANP para conter a mancha. No dia 10 de novembro, foram descobertas, então, várias fissuras no solo marinho, de onde vazava o petróleo. No dia 13, a Chevron conseguiu fechar o poço, interrompendo a fonte do derramamento. Os órgãos envolvidos continuaram a recolher e a dispersar o óleo. A Polícia Federal deu início a um inquérito, que está hoje na Justiça Federal. O óleo que continua vazando até hoje é do produto que ficou nas rochas, e passa pelas fissuras no solo.

Em março, surgiram novas fissuras em outra área do campo de Frade. A ANP vai agora fazer o relatório referente a esse segundo vazamento.