Título: TIM considera medida da Anatel excessiva e vai recorrer à Justiça
Autor: Rosa, Bruno
Fonte: O Globo, 20/07/2012, Economia, p. 19

Claro pede desculpas a clientes e diz que serviços serão normalizados em 1 mêsfora da área de cobertura

BRASÍLIA. As operadoras de telefonia reagiram de forma diferente à suspensão, a partir de segunda-feira, da venda de novas linhas telefônicas e de internet móvel, após se reunirem ontem com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Enquanto a TIM informou que vai recorrer ainda hoje da decisão, por avaliar que a punição é "excessiva e provoca um desequilíbrio na competitividade do mercado", a Claro pediu desculpas aos clientes pelos problemas ocorridos.

Para a TIM, proibida de habilitar novos chips em 19 unidades da federação, a suspensão das vendas foi baseada em dados e indicadores diferentes daqueles normalmente estabelecidos pela própria Anatel. Em comunicado divulgado no início da noite, a operadora informou ter reduzido em 36% a taxa de reclamações no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2011.

"A TIM está trabalhando para apresentar o plano solicitado pela Anatel no início da próxima semana. A empresa está investindo este ano R$ 3 bilhões e acredita que a melhoria da qualidade nas comunicações não é fator apenas de investimentos, mas também da solução das restrições municipais e estaduais que dificultam a instalação de novas antenas", destacou a empresa.

Já o presidente da Claro, Carlos Zenteno, assegurou que os serviços estarão normalizados antes de 30 dias, prazo dado pela Anatel para que seja apresentado um plano de melhoria de qualidade para os próximos dois anos. A Claro foi proibida de vender novas linhas em São Paulo, Santa Catarina e Sergipe, devido ao grande número de reclamações dos usuários, tanto em telefonia como em internet móvel.

- Eu queria pedir desculpas aos nossos clientes. A Claro está trabalhando para resolver o problema o mais rapidamente possível. Estamos priorizando a entrega das informações exigidas pela Anatel para voltarmos à normalidade em menos de 30 dias - disse Zenteno, após se reunir com o superintendente de Serviços Privados da Anatel, Bruno Ramos.

Ele informou à Anatel que a empresa não pretende recorrer da decisão. Disse ter apresentado um esboço preliminar do programa de melhoria de qualidade e informou que a negociação com a agência terá continuidade na próxima segunda-feira. Destacou que a companhia vai antecipar investimentos de R$ 3,5 bilhões já planejados para este ano.

Oi se reúne hoje com Anatel para discutir atendimento

O superintendente da Anatel disse que teve uma conversa inicial com a TIM e que a empresa ficou de apresentar um documento preliminar na segunda-feira.

- A TIM não está entregando para os usuários a expectativa que eles desejam - disse Bruno Ramos. - Quando uma pessoa liga para o call center, precisa telefonar várias vezes, para que o problema seja resolvido.

Perguntado sobre a Vivo, afirmou que a empresa não procurou a Anatel para conversar. A agência, enfatizou Ramos, estará aberta para discutir um plano de qualidade para atender os consumidores:

- O que nós queremos é que as quatro empresas prestem um bom serviço à população.

Hoje pela manhã será a vez da Oi - proibida de habilitar novos chips em cinco unidades da federação- se reunir com a agência.