Título: Protesto contra governo brasileiro
Autor: Souza, André de
Fonte: O Globo, 19/07/2012, Ciência, p. 30
BRASÍLIA. O coordenador do Programa de Aids das Nações Unidas (Unaids) no Brasil, Pedro Chequer, criticou ontem medidas adotadas pelo governo brasileiro envolvendo a população homossexual. Entre os pontos criticados está o veto a uma peça publicitária voltada para o público gay, que seria exibida durante o último carnaval.
Chequer, no entanto, mediu as palavras, dizendo que confia na equipe técnica do Ministério da Saúde e que entende que essa situação é passageira. O comercial que estava previsto para ser veiculado no Carnaval deste ano trazia imagens de um jovem casal gay trocando carícias numa boate. No final da cena, aparecia uma fada com um preservativo e o slogan: "sem camisinha não pode rolar". O vídeo foi exibido ontem, durante a divulgação dos números do relatório da Aids.
- Foi a melhor campanha que o ministério já produziu voltado para a população mais vulnerável. Direta, objetiva, mobilizadora, alegre. Nós não podemos ter campanhas mórbidas - afirmou. - À medida que procura atender demandas de alguns segmentos sociais, o Brasil corre risco de retrocesso.