Título: Produção de minério de ferro da Vale cresceu 15% no segundo trimestre
Autor: Ordoñez, Ramona
Fonte: O Globo, 19/07/2012, Economia, p. 25

Extração de 80,5 milhões de toneladas é recorde nos três meses deste ano

A Vale - que completou 70 anos em junho - informou ontem que produziu 80,5 milhões de toneladas de minério de ferro no segundo trimestre do ano, um recorde para esse período do ano.

O resultado representou ainda uma recuperação em relação ao fraco desempenho da companhia no trimestre anterior, quando produziu apenas 69,9 milhões de toneladas. A queda na época foi atribuída, pela companhia, às fortes chuvas que afetaram as áreas de mineração.

A produção total da Vale no segundo trimestre representou aumento de 15,1% em relação aos três primeiros meses do ano e de 0,4% sobre o segundo trimestre de 2011.

Segundo a mineradora, o avanço de suas operações em algumas regiões no mercado externo, como Moatize (Moçambique), Omã e Bayóvar (Peru), foi fundamental para novos recordes de produção de carvão metalúrgico (1,3 milhão de toneladas), pelotas (14,3 milhões de toneladas) e rochas fosfáticas (dois milhões de toneladas).

Segundo a Vale, a produção de minério de ferro acumulada de 1 de junho de 1942, quando foi criada, a 1 de junho de 2012 totalizou cinco bilhões de toneladas.

No comunicado divulgado ontem, a Vale também destacou que a produção de abril a junho foi recorde para um segundo trimestre. No mesmo período do ano passado, o volume de minério de ferro produzido ficou em 80,257 milhões de toneladas.

A produção de minério em Carajás, no Pará, alcançou 27,4 milhões de toneladas no segundo trimestre, representando aumento de 26% sobre o trimestre anterior e alta de 5,2% em relação a igual período de 2011.