Título: Verdade: SP abre arquivos à Comissão
Autor: Farah, Tatiana
Fonte: O Globo, 19/07/2012, O País, p. 11

Governador diz que grupo terá acesso irrestrito a documentos da ditadura militar

SÃO PAULO. A Comissão da Verdade vai mapear e requisitar documentos da ditadura que estão em órgãos policiais e no Instituto Médico-Legal de São Paulo. Os membros da comissão fecharam ontem um acordo com o governador Geraldo Alckmin para ter acesso a todos os documentos do período da ditadura e não só aos arquivos públicos.

- Acreditamos, sim, que no Instituto Médico-Legal e nas delegacias de furtos e roubos deve haver documentos que possam nos interessar e que ainda não foram divulgados - disse o coordenador da comissão e ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Gilson Dipp.

Segundo o ministro, a comissão vai apresentar ao governo estadual uma lista de documentos que supõe estar nas mãos tanto do IML quanto das delegacias, e a Secretaria de Justiça vai intermediar o acesso a esses papéis:

- O Brasil ainda é muito precário em termos de pesquisa de sua História. E há também, certamente, pessoas que ainda estão interessadas em esconder esses documentos. Por isso, o governador está dando esse apoio inestimável.

Gilson Dipp lembrou que o aparelho de repressão de São Paulo teve um grande peso na ditadura.

- Pela grandeza do estado de São Paulo, naquele período, o estado foi um dos que mais registraram atos repressivos, e é isso que estamos procurando esclarecer agora - afirmou o coordenador da Comissão da Verdade.

Além de Dipp, o ex-ministro da Justiça José Carlos Dias e o cientista político Paulo Sérgio Pinheiro, membros da comissão, participaram da reunião ontem à tarde com Alckmin. O grupo, instalado há dois meses, fechou também um acordo de cooperação com as comissões estadual e municipal da Verdade.