Título: Exército de cabos eleitorais
Autor: Torres, Izabelle
Fonte: Correio Braziliense, 25/09/2009, Política, p. 4

Heráclito Fortes foi desmentido pelos líderes partidários

Depois de permitir que cada um dos 81 senadores abra quantos gabinetes quiser em seus estados, a cúpula da Casa reforçou a elite que já existe na Casa. A decisão de ontem estabelece que líderes e integrantes da Mesa Diretora tenham três servidores comissionados em suas bases cuidando das tarefas e do relacionamento direto com os seus potenciais eleitores.

Os senadores da nata administrativa e política da Casa terão ao seu dispor um verdadeiro exército de funcionários bancados com dinheiro público que se soma aos funcionários já disponíveis pelos gabinetes normais. Todos com potencial de cabo eleitoral a um ano do pleito que renovará dois terços do Senado.

Os 81 parlamentares podem abastecer os escritórios políticos de acordo com seus interesses. Eles têm uma verba mensal de R$ 70 mil para fazer a composição nos gabinetes de Brasília e dos estados. Esse dinheiro dá direito a 12 funcionários, mas com o milagre da multiplicação eles conseguem contratar até 79. Isso é possível graças à divisão do valor dos salários.

Os líderes e integrantes da Mesa terão todos esses além de três ¿ dois assessores técnicos e um secretário parlamentar ¿ da estrutura privilegiada disponível aos senadores com postos de destaque. O primeiro-secretário do Senado, Heráclito Fortes (DEM-PI), disse que a decisão não vai gerar gastos. A declaração dele, de que a medida atendia a uma demanda dos próprios líderes, causou revolta no Senado. ¿Não fui consultado sobre esse fato e não concordo. Não tenho nenhum (funcionário) da liderança do Democratas lotado no meu estado¿, disse o líder do DEM, José Agripino (RN). ¿Esse é um assunto que pode parecer que estamos dando passos atrás¿, disse Renato Casagrande (PSB-ES). O líder do PT, Aloizio Mercadante (SP), classificou o tema como um ¿retrocesso¿.

Custos

O diretor-geral do Senado, Haroldo Tajra, explicou que a medida não traz custos pois esses funcionários já fazem parte da estrutura do Senado e estão lotados nas lideranças e nos gabinetes da Mesa. Estudo da Fundação Getulio Vargas recomendou que para diminuir o custo de manutenção desses funcionários, a Casa estabeleça um teto de 25 comissionados, como ocorre na Câmara dos Deputados.

A decisão anula os efeitos de um ato de agosto que proibia lotação de funcionários das lideranças e da Mesa Diretora nos estados de origem. O Senado possui 17 postos de líderes, dos quais 13 de partidos e outros quatro que representam governo, bloco de apoio, maioria e minoria. A Mesa Diretora é composta por presidência, duas vice-presidências, quatro secretarias e quatro suplências.

O número 3 Número de servidores que os integrantes da Mesa Diretora do Senado podem dispor nos estados