Título: Executivo da Gol é indicado para presidir CVM
Autor: Bonfanti, Cristiane
Fonte: O Globo, 18/07/2012, Economia, p. 23

Escolha de Leonardo Pereira, feita pelo ministro Guido Mantega, surpreendeu o mercado, que esperava nomeação técnica

BRASÍLIA . O ministro da Fazenda, Guido Mantega, indicou ontem o economista e engenheiro Leonardo Gomes Pereira, vice-presidente financeiro da Gol, para assumir a presidência da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), em substituição a Maria Helena Santana, que deixou o cargo no último sábado, depois de um mandato de cinco anos. O executivo vai se desligar da empresa aérea para assumir o novo cargo. A nomeação de um profissional não diretamente ligado a entidades do mercado de capitais surpreendeu analistas.

Com a saída de Maria Helena, a presidência da CVM está sendo ocupada interinamente pelo diretor Otavio Yazbek, seguindo um procedimento previsto em decreto de 2010, segundo o qual o diretor deveria ocupar a posição quando houvesse impedimentos legais e regulamentares à presidente. Há meses, o mercado financeiro e a própria CVM aguardavam com grande expectativa a escolha do novo titular do posto, apelidado de "xerife" devido ao poder do presidente da autarquia que fiscaliza e regula o mercado de capitais brasileiro.

Pereira ainda passará por sabatina no Senado

Pelas regras atuais, a escolha coube ao ministro Guido Mantega, mas diversos grupos tentaram emplacar seus candidatos à função. A escolha de Pereira surpreendeu profissionais do mercado, que esperavam uma indicação mais técnica, de alguém ligado à BM&FBovespa ou à própria CVM. O nome do advogado Otavio Yazbek, por exemplo, despontava como favorito. Também era cogitado Sérgio Weguelin, superintendente do BNDES com passagem pela xerife.

Procurada, a CVM disse que não comentaria a indicação.

Pereira ingressou na Gol em 2009. Além de vice-presidente de finanças, ele integra o Comitê Executivo da companhia aérea e é responsável por áreas como a de planejamento estratégico e de relações com investidores. O executivo também já ocupou cargos no Citibank, na Net e na Companhia Vale do Araguaia.

Agora, Pereira passará por uma sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado antes de ser empossado para um mandato de cinco anos. No mês passado, ele fechou um acordo com a CVM e propôs pagar R$ 200 mil para encerrar um processo em que era acusado, como diretor de Relações com Investidores da Gol, de não ter publicado fato relevante sobre alterações nas projeções da companhia aérea, em julho do ano passado.

Para o advogado Luiz Leonardo Cantidiano, sócio do escritório Motta, Fernandes Rocha Advogados e ex-presidente da CVM, o fato de o escolhido vir do setor privado pode sugerir interesse do governo em que a autarquia tenha agenda mais centrada no desenvolvimento do mercado, disse à agência Reuters.