Título: A escolha da mãe síria
Autor:
Fonte: O Globo, 24/07/2012, O Mundo, p. 26

Mulher viu filho ser assassinado após se recusar a decidir qual dos dois morreria

DERAA, Síria . Diferentemente do filme "A escolha de Sofia", a tia de Shadi al-Hari, não foi capaz de escolher qual dos filhos seria executado - Omar, de 16 anos, ou Shadi, de 5.

- Ele matou o mais velho na frente dela. Atiraram em sua cabeça. Minha tia teve um colapso no meio da rua - contou o primo da vítima, Shadi al-Hari, de 21 anos, hoje refugiado na Jordânia, ao jornal britânico "The Times".

O episódio aconteceu no vilarejo de Ataman, próximo a Deraa, berço da revolução. Segundo testemunhas ouvidas pelo jornal, após um bombardeio, cerca de 250 paramilitares chegaram ao local e começaram a atirar nos imóveis, forçando os moradores a sair dos esconderijos.

Em seguida, as crianças foram cercadas e os milicianos anunciaram que iriam começar a matá-las se os rebeldes não se entregassem. Foi aí que, segundo Hari, Omar e Shadi foram agarrados, e a pergunta foi feita à mãe deles.

O assassino, disse Hari, é membro da shabiha , milícia composta da mesma minoria alauita do presidente Bashar al-Assad, acusada pelos opositores de envolvimento nos massacres de Hama, no início do mês, e de Homs, em maio, dois dos maiores nos 16 meses de conflito. O método relatado é sempre o mesmo: depois de um bombardeio pelo Exército, os milicianos chegam e executam sobreviventes.

Além de matar, a shabiha tortura crianças, às vezes em escolas transformadas em prisões, segundo um relatório da ONU divulgado em abril. A milícia foi incluída, assim como o Exército sírio regular, na "lista da vergonha" de grupos que praticam violências contra a infância.

Das 16.606 vítimas do conflito, 1.543 - quase uma em cada dez - são menores, calcula o Centro para Documentação das Violações na Síria, ligado à oposição. A maioria, 1.116, são meninos, como Omar. Para a ONG britânica War Child, a infância é alvo deliberado do conflito, como indica o relato de um detido de 13 anos à Human Rights Watch: "Disseram-me: "Ponha isso na sua cabeça: nós pegamos adultos e crianças. E matamos os dois.""