Título: Nas bancas e camelôs, chips da TIM continuam à venda
Autor: Fariello, Danilo
Fonte: O Globo, 24/07/2012, Economia, p. 21

Em São Paulo, revendas da Claro cumprem determinação da Anatel, suspendem venda de cartões e lojas ficam vazias

Daiane Costa, Roberta Scrivano

RIO e SÃO PAULO . Apesar de suspensa pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a venda de chips da TIM acontecia normalmente em alguns pontos do Rio na tarde de ontem, como em bancas de jornais do Centro e até camelôs da Rua Uruguaiana. Porém, a operadora não está habilitando novas linhas. Segundo a Anatel, as operadoras são responsáveis pela distribuição e venda de seus chips.

- Não recebi nenhum comunicado sobre a proibição - explicou Giuseppe Neto, dono de uma banca na avenida Rio Branco.

A TIM informa que os comerciantes foram orientados a não oferecer o produto, mas, por causa do grande número de pontos de venda, a empresa diz que é possível que alguns não tenham sido avisados. A TIM pede que os consumidores não comprem os chips e se desculpa por eventuais transtornos.

O técnico em telecomunicações Gérson Rodrigues comprou dois chips da TIM no domingo, para ele e para sua mãe, mas ativou apenas um e teme não conseguir habilitar o outro.

- Eu não sabia da proibição e agora estou nessa situação. Espero conseguir ativar a outra linha - disse.

Nas lojas da TIM no Rio, a determinação da Anatel está sendo cumprida, inclusive com a fixação de comunicado informando a proibição. As grandes redes de varejo também suspenderam a venda. Na Casa & Vídeo da Rua Uruguaiana, por exemplo, os consumidores que procuram o chip da TIM foram orientados a adquirir o produto de outras operadoras.

Em São Paulo, as lojas da Claro estavam às moscas ontem. Nas vitrines, o aviso "Estamos funcionando" servia para que os consumidores não confundissem o atípico vazio com a ausência de atividade. Comprar ou habilitar chips, de fato, era tarefa impossível. Os vendedores explicavam que, se o fizessem, receberiam multa de R$ 200 mil da Anatel.

Embora passassem a informação correta sobre a proibição de venda e multa, os vendedores da Claro erravam ao dizer que todas as operadoras estavam proibidas de vender. Em São Paulo, apenas a Claro foi punida pela má prestação do serviço de telefonia móvel.

- Nem adianta tentar comprar o aparelho e o chip em outra operadora porque todas estão proibidas - comentou um lojista do shopping de luxo JK Iguatemi.

Para quem comprou o chip e não conseguiu ativar a linha, algumas recomendações da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste):

Exigir devolução do dinheiro. Todos os pontos de venda, inclusive bancas de jornais, quiosques e camelôs, devem seguir a determinação da Anatel.

Formalizar queixa. Os consumidores lesados devem procurar o Procon, com comprovante de compra, nome e endereço do estabelecimento que efetuou a venda.