Título: Lula ainda fará exame para decidir sobre campanha
Autor: Amorim, Silvia
Fonte: O Globo, 24/07/2012, O País, p. 5

Haddad diz que ex-presidente sente dores na perna e sofre com tosse ao falar muito, mas está disposto a ajudar petistas

SÃO PAULO . O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai esperar o resultado de um exame médico que fará no próximo dia 6, em São Paulo, para decidir como será a participação dele nas campanhas eleitorais do PT em todo o país, incluindo a do candidato Fernando Haddad, que ainda não registrou crescimento significativo nas pesquisas eleitorais.

De volta à articulação eleitoral após um período de descanso, Lula ouviu ontem um relato do presidente nacional do PT, Rui Falcão, sobre a situação das candidaturas petistas nas principais capitais. Lula pediu a Haddad que encaminhe uma proposta sobre como pretende que seja a atuação dele na campanha na capital paulista.

- Ele ainda tem um período de descanso em São Paulo. Deve fazer um exame no dia 6 e espera estar 100% liberado para as coligações que contam com o PT a partir dessa data - disse Haddad.

O ex-presidente voltou a dar expediente ontem no Instituto Lula. Dirigentes do PT e Haddad passaram a tarde com o líder petista no instituto. Mais do que a participação do ex-presidente no programa do PT no horário eleitoral gratuito, Haddad espera ter seu padrinho político em compromissos públicos já a partir do dia 6. Nessa data, os telejornais começarão a acompanhar a agenda dos candidatos diariamente, e Haddad gostaria de explorar a popularidade de Lula desde então, uma vez que o horário eleitoral começa só no fim de agosto.

Pesquisa Datafolha divulgada no domingo passado mostrou o petista em terceiro lugar, com 7% das intenções de voto, empatado com Soninha Francine (PPS). José Serra (PSDB) está na frente, com 30%, seguido de perto por Celso Russomanno (PRB), com 26%.

- Estamos prevendo, a depender do dia 6, algumas atividades externas com ele (Lula). Ele está 100% disponível. A única restrição é aguardar esse exame do dia 6. Eventualmente, Lula participará da apresentação do programa de governo e de carreatas, mais do que de caminhadas, em função de algum problema ainda remanescente na perna. Estamos estudando com ele, mas vamos falar também com os médicos. Ele tem muita disposição, mas queremos ter muita cautela com isso - explicou Haddad.

Ex-presidente marcou sessão de fotos com candidatos

Em outras capitais, a presença de Lula está sendo estudada nas campanhas em Belo Horizonte e Recife, consideradas prioritárias assim como a de São Paulo. Antes do exame, Lula já tem marcada uma sessão de fotos em São Paulo com candidatos do PT de todo o país. O evento será num hotel da capital.

Sobre a saúde do ex-presidente, Haddad ainda disse que ele se apresentou bem disposto.

- Ele se diz muito bem disposto. Tanto a perna quanto a garganta melhoraram muito. Já não está mais sentido as dores que vinha sentindo, segundo o relato dele. A perna vem gradualmente melhorando. Ele disse que a dor na garganta passou. Quando fala muito, ele ainda volta a tossir. Foi a única consideração que fez. Ele se mostrou muito otimista.

Dirigentes do PT deixaram o Instituto Lula com um discurso único de que as pesquisas não são importantes neste momento da campanha. O presidente estadual do PT em São Paulo, Edinho Silva, disse que Lula compartilha da opinião de que Haddad, por nunca ter disputado eleição, não teria condições de estar numa colocação melhor:

- Mas vamos crescer e chegar ao segundo turno e vencer. Essa é a avaliação de todos.

- Essas pesquisas são resultado de recall - afirmou Falcão.

Haddad evitou comentar os números do Datafolha. Disse apenas que pesquisas não são motivo de preocupação.