Título: Dinheiro teria sido desviado para o exterior
Autor: Farah, Tatiana
Fonte: O Globo, 25/07/2012, O País, p. 5

MP diz que contas não foram declaradas à Receita Federal

SÃO PAULO . Ainda segundo a denúncia apresentada pelo MP e acolhida pela Justiça, o dinheiro era remetido ao exterior em contas não declaradas à Receita Federal, configurando crime de lavagem de dinheiro. Outro sistema que teria sido utilizado seria o de dólar-cabo por meio de doleiros.

Em duas semanas, a Justiça das Ilhas Jersey, no Reino Unido, deve decidir se remete para o Brasil cerca de R$ 22 milhões bloqueados por ações da Justiça brasileira contra Paulo Maluf.

As contas bloqueadas são atribuídas à família Maluf, e Jersey seria um dos paraísos fiscais usados na operação de desvio de dinheiro das obras de Água Espraiada.

A família Maluf nega participação nas contas, mas documentos juntados ao processo britânico apontam para atividades do filho do deputado, Flavio Maluf, sobre a conta-corrente.

Apesar de o processo envolver seis representantes do grupo e o próprio diretor-presidente da Mendes Júnior, o conglomerado, por meio de sua assessoria de imprensa, afirmou que não se manifestaria porque o processo criminal tem como réus pessoas físicas, e não a companhia.

Já a OAS, procurada pelo GLOBO, não respondeu até o fechamento da edição.