Título: PM abordou agente da PF morto em Brasília
Autor: Carvalho, Jailton de; Sassine, Vinícius
Fonte: O Globo, 25/07/2012, O País, p. 4

À Justiça, policiais da Monte Carlo disseram que Tapajós foi procurado durante investigação em Goiás

GOIÂNIA. Os dois agentes da Polícia Federal (PF) ouvidos ontem como testemunhas de acusação, no primeiro dia de audiências do processo referente à Operação Monte Carlo, revelaram a ocorrência de uma abordagem de policiais militares a investigadores da PF, entre eles Wilton Tapajós Macedo, executado no último dia 17. A informação foi revelada durante inquirição da procuradora da República Léa Batista de Souza, que chegou a sofrer ameaças de integrantes da organização criminosa.

Léa perguntou ao agente Fábio Alvarez, uma das duas testemunhas, se ele tinha conhecimento de ameaças sofridas por Tapajós. Fábio disse que o policial fora abordado por policiais militares em Luziânia (GO), durante uma investigação de campo a respeito da atuação de um dos acusados.

A abordagem teria ocorrido em frente à casa de Sônia Regina de Melo, quando Tapajós levantava provas. Sônia Regina é servidora pública lotada na Delegacia Regional de Luziânia. Cabia a ela, conforme a denúncia do MPF, captar policiais para atuar na organização de Cachoeira. "Ela faz a intermediação entre os exploradores diretos e os policiais e, em algumas ocasiões, é responsável pelo pagamento direto das propinas", citam os procuradores da República na denúncia. Segundo o MP, Cachoeira tinha policiais civis e militares a seu serviço.

O agente Tapajós foi morto com dois tiros na nuca no Cemitério Campo da Esperança, em Brasília. Tapajós integrava o núcleo de inteligência da PF e participou do monitoramento dos membros da quadrilha do bicheiro. Segundo a procuradora Léa Batista, é importante investigar se existe relação entre a execução do policial em Brasília e a participação dele na Operação Monte Carlo. A procuradora afirmou que, até agora, não existem dados concretos dessa relação. ( Jailton de Carvalho e Vinícius Sassine )