Título: Roberto Jefferson vai retirar tumor no pâncreas
Autor: Bruno, Cássio
Fonte: O Globo, 21/07/2012, O País, p. 4

Diagnóstico foi confirmado ontem, mas médico ainda não sabe se doença é benigna ou maligna

Um dos 38 réus do mensalão, o deputado federal cassado Roberto Jefferson (PTB-RJ) fará uma cirurgia, no próximo dia 28, para a retirada de um tumor no pâncreas. O diagnóstico, feito na fase inicial da doença, foi confirmado ontem pelo médico particular de Jefferson, José Ribamar Sabóia Azevedo. A operação será no Hospital Samaritano, em Botafogo, Zona Sul do Rio.

Presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson será internado na quinta-feira. O tumor foi descoberto na última segunda-feira, após ele ter feito uma ressonância há uma semana. Até a cirurgia, o ex-deputado ficará no Rio para fazer exames pré-operatórios diariamente. Jefferson deverá ficar internado na UTI por pelo menos cinco dias, até 2 de agosto - mesma data do início do julgamento do mensalão pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

- O tumor no pâncreas é de natureza indeterminada. Não existe um diagnóstico ainda. Só vamos saber depois da cirurgia, que é complexa, mas com grandes chances de recuperação - avaliou Azevedo.

Inicialmente, a assessoria de imprensa de Jefferson confirmou que o tumor era maligno. O médico, entretanto, afirmou ao GLOBO que ainda é cedo para saber se a doença é maligna ou benigna. O ex-deputado é diabético e resolveu realizar o exame porque, mesmo fazendo dieta, a taxa de açúcar no seu sangue não baixava. A mãe do ex-deputado, Dona Neusa, também teve a mesma doença e se recuperou.

Em 1999, Jefferson fez uma operação de redução de estômago. À época, ele pesava 170 quilos. Hoje, o ex-deputado está com 83 quilos. O advogado Luiz Francisco Barbosa, que o defende no caso do mensalão, disse que Jefferson está bem, embora tenha recebido a notícia com preocupação.

- Ele está muito bem, mas, claro, recebeu o diagnóstico com preocupação. Quando me deu a notícia por torpedo no celular, eu pensei que fosse brincadeira. Mas, apesar de tudo, o prognóstico é bom - afirmou Barbosa.

Segundo o advogado, Jefferson não irá ao julgamento:

- Já estava previsto ele não ir. Agora, com este problema, ele não irá mesmo.

A mulher de Jefferson, Ana Lúcia, informou ao GLOBO que ele não daria entrevistas ontem sobre o assunto.

No início desta semana, o ex-deputado e delator do mensalão foi eleito por unanimidade para presidir o PTB. Durante o discurso na reunião do diretório nacional do PTB, Jefferson afirmou que está "preparado e tranquilo" para o julgamento no STF e que já conta com a absolvição dele próprio e da maioria dos mensaleiros.

Jefferson responderá pelos crimes de corrupção ativa e lavagem de dinheiro. Ele é acusado pelo Ministério Público Federal de ter recebido R$ 4 milhões do PT de origem não comprovada. O esquema fraudulento de financiamento político, segundo a denúncia, foi organizado pelo PT para garantir apoio ao governo Lula no Congresso em 2003 e 2004.