Título: Jorge Borba divide atenção entre julgamento e eleição
Autor: Duarte, Charles Silva
Fonte: O Globo, 27/07/2012, O País, p. 3

Ex-deputado do Paraná mantém silêncio sobre denúncias do mensalão

SÃO PAULO. Impedido de disputar a reeleição por causa da Lei da Ficha Limpa, o prefeito de Jandaia do Sul (PR), José Borba (PP), réu do mensalão, enfrenta problemas para tentar eleger o sucessor na cidade do interior paranaense. Ele chegou a lançar seu ex-secretário de governo, o sobrinho Haroldo Miller Borbas dos Santos (PSD), como candidato, mas Haroldo desistiu na semana passada.

De acordo com aliados, Miller abandonou a candidatura motivado pela pressão da mulher do prefeito, Maria Aparecida Borba, que tem aspirações políticas e não queria ver um parente no comando da cidade. Pela legislação, a atual primeira-dama só poderia se candidatar nesta eleição se o marido tivesse deixado o cargo de prefeito seis meses antes da eleição. Borba estudou renunciar, mas decidiu cumprir o mandato até o final. O prefeito chegou a espalhar, na época, que iria se candidatar à reeleição, desafiando a Lei da Ficha Limpa.

Borba foi enquadrado na lei porque em 2005 renunciou ao mandato de deputado federal pelo PMDB para escapar do processo de cassação na Câmara.

De acordo com a denúncia apresentada pela Procuradoria Geral da República no processo do mensalão, Borba recebeu em 2003, quando era líder da bancada do PMDB na Câmara, R$ 200 mil do esquema montado pelo empresário Marcos Valério para votar projetos de interesse do governo. Ele é acusado dos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Nas alegações finais do processo do mensalão, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, pede a condenação de Borba a uma pena de cinco a 22 anos de prisão. A defesa do prefeito alega que ele nunca recebeu dinheiro de Valério.

O prefeito foi procurado para falar sobre a disputa eleitoral em Jandaia do Sul e o seu envolvimento no mensalão, mas sua assessoria informou que ele só dará entrevistas após o julgamento. Miller, o seu sobrinho, disse que não poderia explicar o motivo da desistência à candidatura porque o seu filho acabara de nascer.

Em 2008, Borba foi eleito prefeito da cidade paranaense com 43% dos votos válidos. Na época, ainda não existia a Lei da Ficha Limpa. Ele já havia sido prefeito de Jandaia do Sul entre 1989 e 1993. Mesmo com a popularidade em dúvida, o ex-deputado se empenha agora na candidatura a prefeito de seu vice, Dejair Valério, o Carneiro da Metafa (PTC).