Título: Antes do veredicto, cariocas pedem o fim da impunidade
Autor: Onofre, Renato
Fonte: O Globo, 30/07/2012, O País, p. 5

Bem-humorado, grupo faz passeata às vésperas de decisão do STF

um julgamento para a história

Há 364 dias, um grupo de amigos se reuniu numa manhã de domingo, num bar da Zona Sul, para mais um chope depois da praia. Entre uma e outra rodada, uma crítica publicada no jornal espanhol "El País" chamou-lhes atenção. O jornal dizia, naquele 31 de julho de 2011, que o brasileiro era apático e que, por isso, a impunidade reinava por aqui.

Ontem, um ano depois, mais de 60 pessoas marcharam pela orla do Leblon e de Ipanema para comemorar o início do julgamento do mensalão, marcado para a próxima quinta-feira. À frente, a turma que fundou o Movimento 31 de julho para cobrar o fim da corrupção no Brasil.

- A conclusão desse processo é um marco na História do país. De qualquer forma, sendo eles culpados ou não, este processo já mudou a História do Brasil para bem ou para mal - afirma Marcelo Medeiros, cofundador do movimento.

Em duas horas, os manifestantes foram do posto 12, no Leblon, ao 9, em Ipanema, aos gritos de "abaixo a impunidade" e "não à corrupção". O advogado José Afonso Carvalho, de 51 anos, saiu de Santos na noite de sábado e percorreu mais de 500 quilômetros para apoiar o movimento:

- Este é um momento histórico no país. Temos que estar mobilizados e atentos para acompanhar e cobrar a punição dessa quadrilha - disse.

No fim da caminhada pela orla, os manifestantes também cantaram parabéns e cortaram um bolo verde e amarelo, decorado com 11 bonequinhos representando os ministros do Supremo - são eles que darão a palavra final sobre o mensalão.